A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebrou, nesta segunda-feira (04), o encerramento do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), que apoiou financeiramente os estudantes de graduação. Coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a iniciativa concedeu bolsas a 310 acadêmicos e ofereceu capacitação na área da pesquisa e do empreendedorismo.
O PFEE desenvolveu ações voltadas aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou com deficiência, com o objetivo de contribuir para a diminuição da evasão e incentivar o protagonismo estudantil. Ana Luiza Severo, aluna do Bacharelado em História, recebeu o certificado de conclusão do curso na cerimônia do dia 04. Para ela, o PFEE auxiliou no aprendizado nas áreas de educação, diversidade e práticas sustentáveis. “Irá me auxiliar muito quando eu precisar me inserir no mercado de trabalho, me fornecendo um conhecimento de destaque. Claro que a bolsa foi de extrema importância também, pois me deu um subsídio para que eu pudesse me concentrar plenamente nos meus estudos”.
“O Programa é um ponto de partida de uma política pública que pode se estabelecer, em busca da permanência de um público bem específico da universidade, que são os alunos com o índice de vulnerabilidade social”, ressalta a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino. O PFEE foi ajustado ao longo do seu desenvolvimento, para que estudantes pudessem participar. “Fizemos vários editais, até que fossem preenchidas todas as vagas, e agora o Programa termina com muito sucesso, com mais de 300 alunos recebendo bolsa, formação complementar e participando de atividades de extensão”, comemora. Ione salienta ainda que equipe envolvida no projeto ficou muito satisfeita com o resultado e com o evento de entrega dos certificados, que marcam a finalização das atividades em dezembro.
Dentre as atividades, o bolsistas realizaram o cursos online e o de ‘Empreendedorismo e Inovação’; além de desenvolverem atividades de extensão planejadas juntamente com o professor orientador. O Centro de Educação Empreendedora ministrou o curso de empreendedorismo aos bolsistas. Segundo a diretora do CEE, Cleise Hilgemberg, o curso mostrou na prática que empreender não é apenas para abrir um negócio. “Os alunos podem ser empreendedores nas suas carreiras e na sua vida. Mostramos a importância de nos mantermos criativos, determinados e a importância de termos um planejamento em nossas vidas, a partir de atividades práticas”. Os alunos puderam refletir sobre o empreendedorismo, além de participarem de eventos com empresários da região. “Nosso principal objetivo foi mostrar que eles podem e devem empreender para si mesmos”.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Caio Daniel Barbosa da Silva/CEE