“Estamos preparando um FUC com diversas surpresas ao público. Além da diversidade de gêneros musicais, que será apresentada pelas canções concorrentes, vamos ter um show de altíssimo nível. A Francisco, el Hombre irá coroar este espetáculo com muita animação”, comenta o diretor de Assuntos Culturais da UEPG e coordenador geral do evento, Nelson Silva Junior. “Trazer a Francisco, el Hombre mostra que o FUC está em total sintonia com a música que se produz na atualidade. Sabemos que a banda já tem um público formado em Ponta Grossa e temos certeza que quem não conhece irá se surpreender”, explica o produtor executivo do festival e diretor da Estratégia Projetos Criativos, Eduardo Godoy.
O show comemorativo apresentará um repertório de clássicos do quinteto como ‘Arrasta’ e ‘Triste, Louca ou Má’ — música responsável pela indicação da banda ao Grammy Latino e que se transformou em um hino de empoderamento feminino, sendo cantada também por Juliette no BBB 21. “Estamos festejando do jeito que a gente mais gosta: fazendo shows e trocando energia com o público”, afirma o vocalista e violonista Mateo Piracés-Ugarte.
Em 2013, a Francisco, el Hombre partia do interior de São Paulo rumo à América do Sul, indo de praça em praça passando o seu chapéu, em direção ao próximo destino. A banda ‘estradeira’ que surgiu a partir de encontros latino-americanos entre Brasil e México, reúne, hoje, os integrantes Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff em uma eterna celebração à música latina.
O grupo conquistou públicos de diferentes países, acumulando performances em festivais, como Lollapalooza Brasil (2018), Lollapalooza Chile (2023), Rock in Rio (2019 e 2022) e Rock in Rio Lisboa (2022), além de eventos latino-americanos como o América por Su Música, em Cuba, e o Vive Latino, no México. Além do Chile, em 2023 eles já passaram pelo Uruguai e Argentina e farão uma turnê na Espanha e Portugal alguns dias antes do show em Ponta Grossa.
35º FUC
O 35° FUC tem o patrocínio master da Belgotex do Brasil e patrocínio da Unimed Ponta Grossa, Premium Vila Velha Hotel e Cresol, com incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; e da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico, da Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.
Texto: Eduardo Godoy | Fotos: Fabien Espinasse