Para quatro alunos do Colégio Agrícola Augusto Ribas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Caar-UEPG), 2025 será um ano inesquecível. Eles foram selecionados para o projeto Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná, que oferece intercâmbios para estudantes da rede estadual de ensino em países de língua inglesa na América do Norte, Europa e Oceania.
Para o diretor do Caar, Alcebíades Baretta, o ditado vale bem: o que você planta, você colhe. “É isso que a gente faz aqui, no Colégio Agrícola, né? A gente planta e colhe. Então, eles plantaram o conhecimento e estão colhendo agora os frutos do que se propuseram”, comemora. “É um orgulho para nós termos esses alunos, uma satisfação poder compartilhar com a família essa felicidade e gratidão pela oportunidade que eles estão tendo”. Dos 1200 alunos selecionados para o Ganhando o Mundo para 2025, quatro vêm do Caar-UEPG: essa alegria e essa satisfação enche de orgulho professores e servidores do Colégio. “É uma felicidade para nós, porque é sinal de que é uma escola boa, que oferece conhecimento técnico e também uma formação como pessoa”.
O aluno João Henrique Schnaider é um dos 100 selecionados para o Ganhando o Mundo Agrícola e vai para o estado de Iowa, nos Estados Unidos. Ele vai participar da turma inaugural do projeto voltado aos alunos dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional, da rede de ensino pertencente ao Governo do Estado.
O destino foi escolhido pela liderança na tecnologia agrícola, o que vai oferecer uma oportunidade ímpar para os alunos. “Iowa possui vastas áreas de cultivo e empreendimentos agrícolas de reconhecimento internacional, que adotam tecnologias de ponta para aumentar a eficiência e a produtividade”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Durante o intercâmbio, os nossos estudantes terão a oportunidade de aprender, por exemplo, sobre o uso de drones, GPS, sistemas de irrigação e outras inovações que estão moldando o futuro da agricultura”.
No programa Ganhando o Mundo, que em 2025 vai para Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido, foram selecionados três estudantes do Caar: Beatriz Gomes, Cristine Beraldo Homiak e Lauro Baptista Neto. Participaram do processo seletivo 12 mil estudantes de 392 municípios do Paraná.
Ganhando o Mundo
O Programa foi criado em 2019 pelo Governo do Estado e é desenvolvido pela Secretaria da Educação. Nas suas cinco edições, mais de 1200 estudantes já tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio em países de língua inglesa. O intercambista permanece por um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.
Os intercâmbios têm todas as despesas pagas e os estudantes recebem bolsa mensal de R$ 800, para cobrir despesas durante o período no exterior. Além disso, os intercambistas contam com assistência de seguro (viagem e saúde) e acomodação em casas de família ou residências estudantis no país de destino.
Texto: Aline Jasper | Foto: Lucas Fermin / AEN-PR