Dia do Bacharel em Geografia: evento discute desafios da profissão

Compartilhe

O curso de bacharelado em Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa realizaram, na manhã de hoje (02), uma mesa de debates em comemoração ao dia dos geógrafos, celebrado no último domingo (29). O evento, que aconteceu do auditório do Centro Integrar, reuniu estudantes, professores e profissionais da área e discutiu associativismo profissional, a participação de geógrafos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), avanços e desafios da profissão.

“O evento mostrou situações de trabalho, ou seja, pensar no que vai acontecer com esses profissionais pós-formação”, explica o professor Márcio Ornat, organizador do evento. “É muito importante destacar a relevância que a geografia tem para a sociedade e para o mercado de trabalho, e como nós, geógrafos, podemos colaborar para a sociedade”, adiciona.

Um dos convidados foi o geógrafo Danilo Serrano, conselheiro da área no CREA e atual presidente da Federação Nacional de Geógrafos. “Valorizar o profissional geógrafo é sempre importante, principalmente com aqueles que estão na Academia. Assim, trazemos para eles o que está acontecendo no mercado de trabalho”, pensa.

Também participaram da mesa de debate Julio Russi e Luiz Eduardo Caron, diretores do CREA-Mútua-PR; e Armando Madalosso Vieira Filho, facilitador de fiscalização e tratamento de processo do CREA-PR.

Na segunda parte do evento, o público e os convidados discutiram métodos de ensino e formação, trocaram histórias sobre suas trajetórias e conversaram sobre a profissão. “Precisamos criar novas oportunidades e ocupar os espaços que são do geógrafo”, soma Tatiane Vieira Domingues, estudante de bacharelado em Geografia. Para ela, que está no último ano de graduação, a troca de experiências contribuiu muito para a sua formação.

Texto e fotos: William Clarindo

Compartilhe

 

Skip to content