UEPG lamenta falecimento do professor Gilberto Luiz Ortolan

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento do médico e professor do Departamento de Medicina, Gilberto Luiz Ortolan, aos 59 anos. O professor faleceu na madrugada desta segunda-feira (30) e o corpo será sepultado nesta terça-feira, no Cemitério Parque Campos Gerais.

Natural de Francisco Beltrão, o professor Gilberto dedicou grande parte da sua vida na Medicina em Ponta Grossa. Sua história com a UEPG iniciou em 2009, no retorno do curso de Medicina na UEPG, como professor colaborador. Em 2012, assumiu como docente efetivo. Nos mais de 12 anos em que a UEPG fez parte da sua trajetória profissional, Ortolan participou ativamente na pesquisa e extensão do curso de Medicina, além de auxiliar na criação da disciplina de Técnica Operatória.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEPG, Giovani Fávero, conheceu o professor Gilberto ainda em 2009. “Como dividíamos o mesmo espaço na Anatomia, logo desenvolvemos uma amizade. O interesse do conceituado médico no ensino chamava a atenção”, relembra. Ortolan trabalhou ativamente no desenvolvimento de futuros profissionais da saúde. “Com um jeito acolhedor, organizou encontros entres os professores da Anatomia dos diferentes cursos. Era um grande amigo dentro e fora da Universidade. Deixará boas lembranças e uma lacuna difícil de preencher”.

Professor Gilberto (no centro) com a Turma 11 de Medicina

“É uma perda lamentável, lastimável e gigante, pro Departamento de Medicina e pro Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa)”, lamenta Fabiana Postiglioni Mansani, diretora do Sebisa. “O professor Gilberto faz parte da nossa história, trazendo toda sua experiência e inspiração para o nosso curso e para a formação dos nossos acadêmicos”, conta. Mansani ainda estendeu solidariedade à professora Morgana Bérgamo Ortolan, esposa de Gilberto e docente do Departamento de Medicina. “O Setor lamenta muito e acolhe a professora Morgana, para que tenha força e que Deus a abençoe”, completa.

Por redes sociais, a Atlética de Medicina da UEPG lamentou a partida do professor Ortolan. “Em nome de todos os alunos do curso de Medicina UEPG, agradecemos pelos ensinamentos e momentos vividos, dentro e fora do curso”, diz a nota. Em nome do Departamento de Medicina e do Sebisa, a nota ainda informou luto oficial do curso nesta segunda-feira. “Nos solidarizamos imensamente com a esposa e professora, Dra. Morgana, filhos, demais familiares e amigos. Que Deus conforte seus corações e receba Dr. Ortolan de braços abertos”.

Em nome do Departamento de Medicina, o coordenador do curso, Gilberto Baroni, manifestou pesar pelo falecimento do professor Ortolan. “Uma pessoa excepcional, com formação técnica primorosa, de caráter ilibado, extremamente comprometido com o curso de Medicina”, destaca. Baroni relembra que Ortolan era envolvido em toda gama de atividades universitárias, no ensino, pesquisa e extensão. “Nos lega um exemplo, seja como professor, seja como médico, mas também como companheiro e amigo, deixa uma lacuna difícil de preencher. Damos as condolências para sua esposa, Professora Morgana Bergamo Ortolan. A ela manifestamos também o nosso apoio nesta hora de imenso pesar”, finaliza.

Além da experiência no setor privado, Gilberto também marcou história no Hospital Universitário da UEPG, como docente dos residentes e do internato, além de médico no ambulatório, conforme destaca o diretor geral do HU, Sinvaldo Baglie. “Sempre com dedicação e excelência, o professor Dr. Gilberto Ortolan contribuiu muito no trabalho do HU. Sua falta será sentida na instituição. Falta ainda maior como um pessoa de ótimo relacionamento conosco. Toda equipe do HU presta solidariedade aos familiares, amigos e alunos pela sua partida”.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content