A parceria existe há mais de 40 anos e tem como objetivo preparar os guardas mirins para o mercado de trabalho. Por 20 horas semanais, os guardas mirins vão atuar nos setores de conhecimento, pró-reitorias, órgãos e coordenadorias, realizando atividades administrativas. Além disso, a Universidade oferta cursos, palestras e visitas técnicas, para ampliar a aprendizagem e conhecimento dos alunos.
Para o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, a parceria de décadas representa uma oportunidade ímpar para os alunos da Guarda Mirim e é fortalecida pela atuação conjunta das instituições. “Sejam bem-vindos à Universidade Estadual de Ponta Grossa, aproveitem o tempo que vão passar aqui como estagiários, contem sempre conosco e voltem às cadeiras da Universidade para continuar os estudos”, desejou.
A Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João, parte do Instituto Educacional Duque de Caxias, atende a mais de 200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco. Além do acompanhamento social e pedagógico dos alunos e de suas famílias e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, os alunos participam de oficinas, círculos restaurativos, atividades cívicas e cursos. Na recepção dos “guardinhas” da UEPG, a novidade em primeira mão: a oferta de cursos profissionalizantes da Guarda Mirim. São 11 cursos, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para jovens a partir de 14 anos.
No início do mês, uma comitiva da Procuradoria Jurídica (Projur) e Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH), acompanhada do reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, visitou a Cidade dos Meninos, espaço onde são produzidos os alimentos orgânicos comercializados pela Guarda Mirim. A partir desta visita, os produtos orgânicos e de padaria produzidos pelo projeto ganharam um espaço para uma feira semanal, no estacionamento da Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos, todas as sextas-feiras.
Outra parceria é desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia de Alimentos, que ministra cursos de geleia e panificação para alunos e familiares da Guarda Mirim.
Texto e fotos: Aline Jasper