A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu na última sexta-feira (22) os mais novos guardas mirins que exercerão atividades nos mais diversos órgãos institucionais. Neste ano, são 15 jovens, alunos da Escola de Guardas Mirins Tenente João, parte do Instituto Educacional Duque de Caxias, que iniciaram as atividades nesta segunda-feira (25) em vários setores.
A parceria entre UEPG e a Guarda existe há mais de 40 anos e tem como objetivo preparar os alunos para o mercado de trabalho. Por 20 horas semanais, os guardas mirins vão atuar nos setores de conhecimento, pró-reitorias, órgãos e coordenadorias, realizando atividades administrativas. Além disso, a Universidade oferta cursos, palestras e visitas técnicas, para ampliar a aprendizagem e conhecimento dos alunos.
A Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João, parte do Instituto Educacional Duque de Caxias, atende a mais de 200 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco. Além do acompanhamento social e pedagógico dos alunos e de suas famílias e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, os alunos participam de oficinas, círculos restaurativos, atividades cívicas e cursos.
Texto: Amanda Santos com informações adaptadas de Aline Jasper | Fotos: Amanda Santos