A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve seus cursos de graduação presenciais e a distância avaliados pelo Guia da Faculdade, ranking organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), em parceria com Quero Educação. Os resultados, divulgados nesta segunda (25), colocam 38 cursos da UEPG com 5 ou 4 estrelas (Excelente e Muito Bom, respectivamente).
Dos quase 16 mil cursos avaliados no Guia em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas. São quatro cursos da UEPG que atingiram essa marca: Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Geografia, Letras Português-Inglês e Bacharelado em Química Tecnológica. Foram 48 cursos avaliados na UEPG, dos quais 86% estão com 5 e 4 estrelas. “Mais uma vez, a UEPG vem mostrando o seu comprometimento com ensino. Estes resultados são esforços de toda a comunidade universitária”, comemora a diretora de Avaliação Institucional, professora Raquel Abdallah da Rocha Oliveira.
O professor Márcio Ornat, coordenador do curso de Bacharelado em Geografia, comemora o reconhecimento da excelência do curso, que figura, junto à Licenciatura em Geografia da UEPG, entre os melhores cursos da área. “O resultado desta avaliação é o reconhecimento de todos os esforços dos docentes, na construção de um curso que atenda às demandas sociais, através do fortalecimento da universidade pública, gratuita, socialmente referenciada, democrática e de qualidade”, destaca.
Outros 34 cursos de graduação da Universidade receberam 4 estrelas: os cursos presenciais de Administração, Administração – Comércio Exterior, Agronomia, Artes Visuais, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Farmácia, Bacharelado em Física, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Letras Português-Espanhol, Letras Português-Francês, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Licenciatura em Química, Serviço Social e Zootecnia; e os cursos a distância (EAD) de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Geografia, Letras Português-Espanhol, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
Participam do Guia da Faculdade todas as universidades cadastradas no Ministério da Educação, com cursos presenciais e EAD, de bacharelado e licenciatura. O ranking utiliza uma metodologia de “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cursos de graduação em todo o Brasil. A partir de um formulário enviado pelo Guia, coordenadores de curso fornecem informações sobre projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, seis avaliadores registram notas para cada curso. A maior e a menor nota são desconsideradas na avaliação.
Texto e foto: Aline Jasper
☆☆☆☆☆ 5 estrelas
Geografia (Bacharelado)
Geografia (Licenciatura)
Letras (Português, Inglês e suas respectivas Literaturas) (Licenciatura)
Química Tecnológica (Bacharelado)
☆☆☆☆ 4 estrelas
Administração
Administração (Comércio Exterior)
Agronomia
Artes Visuais (Licenciatura)
Ciências Biológicas (Bacharelado)
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Ciências Contábeis
Direito
Educação Física (Bacharelado)
Educação Física (Licenciatura) – EaD
Educação Física (Licenciatura)
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação
Engenharia de Materiais
Farmácia
Física (Bacharelado)
Física (Licenciatura)
Geografia (Licenciatura) – EaD
História (Licenciatura)
Letras (Espanhol) (Licenciatura) – EaD
Letras (Português, Espanhol e suas respectivas literaturas) (Licenciatura)
Letras (Português, Francês e suas respectivas literaturas) (Licenciatura)
Matemática (Bacharelado)
Matemática (Licenciatura) – EaD
Matemática (Licenciatura)
Medicina
Música (Educação Musical) (Licenciatura)
Odontologia
Pedagogia (Licenciatura) – EaD
Pedagogia (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
Serviço Social
Zootecnia
☆☆☆ 3 estrelas
Administração Pública (Bacharelado) – EaD
Ciências Econômicas
Enfermagem
Engenharia de Software
Jornalismo
Turismo