O Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe) de Ponta Grossa venceu, na sexta-feira (21), o 1º Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret. Na solenidade, em Brasília (DF), os autores premiados foram os docentes do departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Laís Luana Massuqueto, Gilson Burigo Guimarães e Henrique Simão Pontes; Rodrigo Aguilar Guimarães da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e os pesquisadores do Gupe, Nair Fernanda Burigo Mochiutti, Tatiane Ferrari do Vale e Antonio Carlos Foltran.
O artigo científico do Gupe será publicado na Revista Espeleo-Tema da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e, além de troféu e certificado de premiação, o Grupo ganhou uma quantia em dinheiro. “Para nós, o que mais importa é o reconhecimento pelo trabalho, mas não posso deixar de mencionar a importância dessa premiação em dinheiro, pois o Gupe é uma organização da sociedade civil e possui inúmeras obrigações legais que geram custos fixos anualmente e esta quantia nos ajudará a manter nosso grupo por um bom tempo”, afirma Henrique Simão Pontes.
O prêmio, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMBio), em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), tem como propósito incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas ao patrimônio espeleológico brasileiro.
Texto: Adaptado a partir de release do Gupe Fotos: Gupe