A homenagem se deve ao projeto realizado pelo Núcleo de Estudos Turísticos (Netur), do curso de Turismo, no Hotel de Trânsito do 13 BIB. Sob coordenação da professora Rúbia, o Netur realiza diversas atividades de extensão. Dentre as atividades, oferta desde 2018 ao 13 BIB cursos sobre hospitalidade e hotelaria, setor da alimentação e turismo, com o objetivo de melhorar o serviço prestado no Hotel de Trânsito do Batalhão. O Diploma Amigo do Batalhão, recebido pela professora, é concedido com objetivo de agraciar pessoas de vários segmentos que se destacam como apoiadores da instituição militar.
Para os hotéis de trânsito, como é o Hotel do 13 BIB, os serviços de hospedagem são oferecidos a militares em serviço que estejam em deslocamento, podendo também estar acompanhados dos familiares.Para os hotéis de trânsito, como é o Hotel do 13 BIB, os serviços de hospedagem são oferecidos para militares em serviço que estejam em deslocamento, podendo também estar acompanhados dos familiares. As ações desenvolvidas pelo Netur no Hotel de Trânsito do 13 BIB abordaram a qualificação da mão de obra hoteleira tendo foco especial nas ações de hospitalidade, turismo regional, práticas em alimentos e bebidas, e hotelaria. As temáticas abordadas atenderam a solicitação de demanda do Hotel de Trânsito do 13 BIB por meio do Sargento Helio de Almeida Manzini e do Sargento Edson Lopes. Após ser interrompido pela pandemia de Covid-19, o curso retomou as atividades presenciais neste ano com sua 2ª Edição no Batalhão.
O Netur, que tem como objetivo qualificar a mão de obra no setor da hospitalidade, conta neste ano com a participação de seis acadêmicos do 2º e 3º ano. “Porém, na atividade do Hotel de Trânsito em 2022 foi executada somente com o corpo docente. Nas ações em anos anteriores, tivemos também a participação discente no Hotel de Trânsito”, explica a professora Rúbia. Neste ano, as aulas ocorreram durante o mês de maio e foram ministradas pelas professoras Graziela Scalise Horodyski, Larissa Mongruel Martins de Lara e Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas. Os militares em serviço no Hotel de Trânsito foram capacitados desenvolvendo conteúdo práticos e debates teóricos a respeito das temáticas abordadas no curso.
A homenageada ainda explica que ações como essa, quando promovidas pela universidade, são importantes para o desenvolvimento do setor na região: “A atividade turística por sua abrangência e caráter técnico-científico na produção do conhecimento em turismo requer a interrelação da Universidade com os demais órgãos e instituições no processo de desenvolvimento da atividade”. Para a professora Rúbia Mascarenhas “A formação continuada em Turismo e Hospitalidade deve proporcionar ao público a interação entre a universidade e suas ações e o mercado turístico”.
Segundo Rúbia, o sentimento ao receber a homenagem é de reconhecimento das ações desenvolvidas. “Os projetos de extensão fortalecem os laços entre as instituições e a comunidade, e permitem ao acadêmico o acesso às atividades práticas da área de estudo, abrindo possibilidades também para o futuro profissional no mercado de trabalho”, avalia a homenageada.
O Núcleo de Estudos Turísticos (Netur) é um laboratório do curso de Turismo da UEPG, que tem como proposta incentivar o senso de responsabilidade individual e coletiva dos acadêmicos por meio da aquisição de conhecimentos práticos, bem como o desenvolvimento da criatividade e do espírito de participação. O Netur atua na organização de eventos da UEPG e de outras instituições, no desenvolvimento de roteiros e venda de pacotes turísticos para a comunidade acadêmica e externa, na prestação de serviços de recepção, elaboração de Planos Diretores de Turismo, bem como na efetiva participação acadêmica em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além do incentivo à participação na Iniciação Científica.
Por meio do projeto Netur, busca-se o atendimento das necessidades da comunidade, mercado e setor público, referentes à qualificação da hospitalidade como forma de contribuir com o desenvolvimento turístico regional, sem perder de vista a importância de que esse desenvolvimento se dê de forma sustentável. As atividades do Netur são desenvolvidas a partir das necessidades práticas do turismo na região, aliadas aos conhecimentos teóricos compartilhados entre acadêmicos e professores participantes do projeto.
Texto: Cristina Gresele Fotos: Cristina Gresele e Fabio Ansolin