Uma viagem sobre a física em formato de história em quadrinhos. É assim que o professor José Flávio Marcelino Borges, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), trabalha o ensino da física. Denominada ‘A Liga da Matéria – Os Super Hádrons’, a HQ já está na sua segunda edição e aborda temas da física moderna para alunos do ensino médio e superior.
O sucesso da produção foi surpreendente. “Percebi que materiais com esses formatos de histórias em quadrinhos com estilo mangá eram muito interessantes para os alunos”, relata o professor, A partir do retorno positivo, Flávio uniu a experiência na docência em física moderna e focou abordar o tema em formato de quadrinhos. Em 2020, surgiram Os Super Hádrons. “São super-heróis que vivem aventuras, salvam o mundo e, ao longo da história, são abordados aspectos da física moderna”, descreve Flávio.
A primeira edição trata sobre física quântica, com detalhes sobre equações, formulações e experimentos. A obra é profunda até a vontade do leitor, segundo o professor. “Ao final do livro, trago uma seção para saber um pouco mais sobre a temática, com tópicos de cada assunto”. Logo no início de 2021, o livro ganhou sua segunda edição. “Vi que havia uma procura boa e dei continuidade. Nesta segunda edição, abordo o tema relatividade”.
A proposta do professor é lançar quatro edições da história. Todo o processo criativo, como a formulação da história e roteiro, são produzidas pelo professor, com ajuda de um desenhista contratado. “Ao longo dessa produção, vi que a ideia é boa e o retorno está sendo excelente”. O trabalho de Flávio não parou – a terceira edição, onde Os Super Hádrons desvendam as altas energias do Universo, já está em fase de desenho. “A expectativa de lançamento é para início de 2022. Ainda pretendo dar continuidade e escrever sobre física nuclear”.
A segunda edição da série foi publicada pela Livraria da Física, da Editora USP. O livro está disponível para venda no link.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal