Jornada Científica consolida HU-UEPG como hospital de ensino de excelência

Compartilhe

No ano em que se comemora os 10 anos de existência dos programas de residências em saúde, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizaram nos dias 10 e 11 de dezembro a 1ª Jornada Científica dos Hospitais da UEPG – Aliando Ciência e Tecnologia à Prática, evento que contou com workshops, palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos com temática pertinente ao cotidiano de um hospital.

“Esse evento reflete a essência do que somos e do que buscamos: aliar ciência e tecnologia à prática clínica em benefício do cuidado em saúde. Um momento especialmente significativo, pois reúne um público tão valioso: nossos residentes (multiprofissionais e médicos) que representam o presente e o futuro da assistência, da pesquisa e da inovação no sistema de saúde”, destaca a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani.

Segundo ela, vivemos uma era de avanços sem precedentes e, a cada dia, surgem novas ferramentas tecnológicas, técnicas e descobertas científicas que transformam a forma como diagnosticamos, tratamos e cuidamos dos pacientes. “No entanto, sabemos que tecnologia e ciência só têm real impacto quando aplicadas com propósito, ética e empatia. E é exatamente esse equilíbrio que queremos explorar e fortalecer ao longo desta jornada”, afirma.

Por fim, a professora Fabiana comenta que nos HU-UEPG é possível vivenciar diariamente a integração entre ensino, pesquisa e assistência. “Nossa missão vai além de formar profissionais técnicos; queremos formar líderes que pensem criticamente, que saibam transformar desafios em oportunidades e que compreendam que cada avanço tecnológico só ganha sentido quando aplicado para melhorar vidas”.

A Jornada Científica dos HU-UEPG foi organizada pela Diretoria Acadêmica, com o apoio da Direção Geral. De acordo com o diretor, professor Guilherme Arcaro, o evento foi uma oportunidade ímpar de destacar o cunho de ensino e pesquisa, bem como a potencialidade da Ciência e Tecnologia em aplicação no cotidiano da assistência em saúde nos HU-UEPG. “As expectativas da execução e objetivo do evento de uma abordagem interdisciplinar, com novas profissões em contato com a equipe de saúde foi crucial para ratificar a importância deste evento”, afirma.

Participaram da Jornada Científica 231 pessoas, sendo 110 ouvintes, 93 participantes dos workshops e 23 trabalhos apresentados. Segundo Arcaro, os workshops foram um sucesso à parte, já que em apenas três dias as vagas já estavam esgotadas e isso mostra uma demanda represada e a oportunidade de novos eventos desse tipo que deverão ser organizados pela Diretoria Acadêmica.

“Os Hospitais Universitários da UEPG em suas Residências Médica e Multiprofissional incentivam práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção à saúde e fortalecem o vínculo do ensino-serviço, propiciando vivência multiprofissional e médica voltada ao atendimento de excelência para o SUS”, avalia.

O diretor da DAC do HU-UEPG destaca também o alto nível e valor agregado para os acadêmicos e profissionais que participaram, de forma gratuita, da Jornada Científica, com materiais de alta tecnologia e professores de reconhecimento regional e destaque nestes assuntos abordados. “A realização do evento com apoio e participação voluntária de diversos professores e profissionais, bem como toda organização e direcionamento das atividades realizadas pela DAC em parceria com a Propesp propiciou um evento público com qualidade. Estima-se a continuidade de eventos como estes em 2025, vislumbrando um novo horizonte para afirmar a vocação de ensino que os HU-UEPG exercem em toda comunidade local e regional”, finaliza.

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Larissa Godoy


Compartilhe

 

Skip to content