A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou cinco novos cursos a distância no polo de Ortigueira, nesta segunda-feira (30). A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Cultural Queimadas e reuniu a equipe do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead), além de autoridades do município e do Governo do Estado, para celebrar o início das atividades.
Os cursos ofertados no polo de Ortigueira disponibilizarão 136 vagas para estudantes de graduação, por meio das licenciaturas em Pedagogia e Geografia e dos cursos de Tecnologia em Logística e Análise de Dados e Desenvolvimento de Sistemas. Ainda, terá oportunidade na pós-graduação, com a Especialização em Gestão Escolar, que contará com 25 vagas. Todos os cursos são oferecidos pelo Nutead, em suas plataformas virtuais de aprendizado, com atividades presenciais.
As graduações em Geografia, Pedagogia e Tecnologia em Logística, além do curso de Análise de Dados e Desenvolvimento de Sistemas, iniciam em 2025. Ainda está prevista uma nova turma de Pedagogia em 2026. O processo seletivo para os cursos a distância se dará pela análise de histórico escolar, em datas a serem publicadas em edital na página do Nutead, no site da UEPG e canais oficiais da universidade.
O assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e professor da UEPG, Carlos Willians Jaques Moraes, representou a instituição na cerimônia e destacou que os polos EaD, como o de Ortigueira, permitem que a UEPG alcance mais pessoas. “Além de consolidar a presença da Universidade, o polo é um patrimônio do município, e o torna um ambiente inovação tecnológica, formação profissional e fomentador de parcerias”, celebra.
A diretora do Nutead UEPG, professora Patrícia Lucia Vosgrau de Freitas, ressaltou a importância da atuação conjunta entre a UEPG e o município para o bom funcionamento do polo. “Precisamos fazer este movimento de investimentos para tornar o polo de apoio em um espaço formativo, que contribua para um processo de formação pessoal e profissional e que trará impactos a toda a região. Nós precisamos, enquanto comunidade, oferecer oportunidade para as futuras gerações”. Patrícia reforça a expectativa de que toda toda a população de Ortigueira utilize e se beneficie do espaço.
A população de Ortigueira confia que a entrada dos novos cursos irá potencializar a educação no município, comemora a professora Marliane Barbosa. “Estou muito feliz, porque é uma porta que se abre para pessoas como a minha neta, que poderá conquistar seu diploma e se tornar uma profissional qualificada em sua própria cidade”. Ela também pontua que a vinda de cursos de graduação e pós-graduação EaD ajuda a solucionar problemas causados pela distância entre Ortigueira e municípios maiores.
Texto: Gabriel Miguel e Julio Cesar Prado | Fotos: Julio Cesar Prado