A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou na manhã desta terça-feira (29) o prédio do Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais Professora Dra. Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros (Litec). O local será espaço para desenvolvimento de atividades das Ciências Humanas e Sociais, na integração do ensino, pesquisa e extensão, em conjunto com entidades e organizações sociais.
O prédio abrigará Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo); em Jornalismo (PPGJ), em Educação Inclusiva (Profei); e em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA). Conforme enfatiza o coordenador do Litec, Nicolas Floriani, o espaço valoriza identidades regionais e reafirma valores humanos. “O Litec é a expressão de uma Universidade cada vez mais aberta à pluralidade de vozes e à valorização da cultura regional, buscando dar visibilidade aos projetos e anseios de coletivos subalternos e periféricos, frente aos históricos problemas sociais que marcam a região”, afirma.
Estrutura
Com área total de 733,04 m², o Litec tem oito ambientes de estudo – laboratório de estudos do texto; sala de videoconferência; arquivos de textos autobiográficos; laboratório de documentação de educação; duas salas de grupo de estudos; laboratório de pesquisa social; e laboratório de pesquisa em história. O espaço funcionará em articulação com o Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas, o Cetep Paulo Freire. O gerenciamento dos dois laboratórios (Cetep e Litec) é realizado por uma Comissão de Usuários formada por representantes dos Programas de Pós-Graduação da grande área de Ciências Humanas e Sociais. “Essa parceria é tal como ocorre no âmbito do PPGeo, que compartilhará seu espaço com a Casa Latino-americana, no intuito de estabelecerem conjuntamente ações atinentes ao Programa Unitinerante: Universidade Itinerante pelos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e Bem-Viver”, analisa Nicolas.
Jeferson Mainardes, coordenador do Cetep, comemora a conquista de mais um prédio dedicado ao estudo e desenvolvimento das Ciências Humanas. “Nós estamos muito felizes, esperamos que neste Laboratório tenhamos muita pesquisa, muita produção, voltadas para a nossa realidade, pois teremos muitos usuários aqui, sempre cuidando de tudo o que é possível”.
“A inauguração do Litec é um marco institucional para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação na área de ciências sociais aplicadas”, destaca o coordenador do PPGCSA, João Irineu Miranda. Segundo ele, a expectativa é de que estrutura do Litec seja decisiva no desenvolvimento dos programas de pós-graduação. “Os novos espaços permitem o aprofundamento das diversas pesquisas desenvolvidas em conjunto, bem como espaços para permanência e estudos de nossa comunidade acadêmica e reuniões”, complementa.
A inauguração de um prédio dedicado às ciências humanas e sociais é simbólica para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Quando a gente pensa em uma Universidade Pública, pensamos que ela pertence a gerações, não a um governo, um período da história, mas a todos que nos antecederam, portanto, é uma construção coletiva, política, intelectual e pedagógica”, destaca. O momento da entrega do prédio é a materialização da continuidade, conforme salienta o reitor. “É muito importante a existência de um laboratório para ciências humanas e sociais, isso permite que sejamos vistos de outra maneira, dá um peso ainda maior para as duas áreas”, completa.
Esforço
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Fávero, o Litec é muito mais que um prédio. “É um ambiente que tem a ciência. É uma ciência de resistência”, salienta. O Laboratório foi construído com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). “Vencemos uma batalha, inicialmente, perante a Finep, porque conseguimos um financiamento para um prédio de humanidades”.
Homenagem
O prédio do Litec leva o nome da professora Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros. A docente da UEPG faleceu em 2017, aos 57 anos, após longo tratamento contra o câncer. Sua história na instituição começa em 1984, como professora colaboradora do Departamento de Serviço Social. Emocionando, Carlos Barros, viúvo de Solange, agradeceu a homenagem. “Acompanhei mais de 30 anos toda a sua carreira de ensino, o sacrifício, estudo e a política, causas que sempre defendeu”. Solange se dedicava com afinco à extensão universitária, conta Carlos. “Ela acreditava que o ensino era o maior objetivo do serviço social. Mesmo doente, quando podia, vinha trabalhar na chefia de gabinete da Reitoria. Ela é amada por mim e para os meus filhos e em nome deles agradeço a homenagem”.
Solange atuou como chefe do Gabinete da Reitoria na gestão 2014 – 2018. O reitor da época, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, recorda o início da parceria dos dois. “Eu e a Solange iniciamos projetos de extensão rural aqui na recém-criada Universidade, fazendo parte de projetos, e já naquela época se destacava como aluna. Depois, convidamos para ser chefe do Gabinete e ela conseguiu colocar a Universidade mais atuante na relação da gestão municipal”. A vice-reitora, Gisele Quimelli, ainda ressalta a profunda relação que tinha com Solange. “O nome deste Laboratório tem uma palavra de integração e quando a gente pensa nisso nos remetemos à Solange, ela realmente conseguia integrar, pessoas, pensamentos e isso era o forte dela. Que fique aqui registrado nessa placa descerrada o amor e o cuidado que ela tinha pela UEPG”, pontua.
A obra
O professor Benjamin de Melo Carvalho foi pró-reitor da Propesp na época em que o prédio foi licitado, em 2017, e relembra a luta para reconhecimento da existência de um prédio para ciências sociais e humanas. “É a inauguração de um complexo multiusuários de ciências humanas e sociais, denominação que não é exclusiva para ciências duras, essa filosofia multiusuária é para todas as áreas”.
“A área contempla um hall para exposições, recepção/vivência, sanitários e a circulação da edificação”, informa a pró-reitora de Planejamento Andrea Tedesco. O primeiro contrato, assinado em 2017 por R$ 1.364.726,45, foi reafirmado com outra empresa para finalização, em dezembro de 2020, pelo valor de R$ 785.399,93. “A obra foi finalizada em 1 de setembro de 2022. Todo o mobiliário do prédio foi projetado e confeccionado pela Prefeitura do Campus (Precam), em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan)”.
Após a contratação da nova empresa, a Precam assumiu a execução do empreendimento, que teve início em janeiro de 2021. “A atuação da equipe de fiscalização foi rigorosa e exigente, em que o objetivo era que o convênio junto ao Finep ocorresse da melhor forma possível”, relembra o prefeito do Campus, Elias Pereira. Ele ainda salienta que, apesar dos percalços comuns à realização de novas obras, o Litec foi entregue dentro de um padrão de qualidade. “A conquista é fruto do trabalho contínuo da Precam, Proplan, Proad com a Dimapa e Difi, Diproc, Projur e Propesp”.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Aline Jasper