A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia nesta quinta-feira (29) as atividades da primeira fase do FUC Reverbera. Podem participar todos os intérpretes e compositores das 10 canções selecionadas no 33º Festival Universitário da Canção (FUC). O evento é organizado pela Diretoria de Assuntos Culturais, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/Proex), e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg).
Os encontros serão sempre às 19h30, pelo Google Meet. Sandra Borsoi, diretora de Cultura da Proex, lembra que a participação dos selecionados não é obrigatória e não influencia na avaliação do FUC. “Porém, preparamos um programa com muito conteúdo que poderá ser útil na carreira dos músicos, com profissionais de primeira linha. É uma oportunidade única em Ponta Grossa”, enfatiza.
O ciclo de palestras inicia com Téo Ruiz – músico, compositor, produtor atuante e pós-graduado em Música Popular Brasileira. Em 2010, concluiu seu mestrado em etnomusicologia na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor o tema de sua dissertação. Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão. Téo também participou de CDs, festivais e eventos de música e poesia pelo país.
A agenda segue na segunda-feira (2), com Rafaela Prestes e Alessandra Bucholdz, falando sobre leis e editais de incentivo. No dia 3, Danieli Correa conversa sobre direitos autorais e ISRC. Daiani Machado trata, no dia 4, sobre produção de conteúdo para mídias sociais. O jornalismo musical fica por conta de Fabiane Pereira e Vitor Salmazo, no dia 5. E no dia 10 de agosto, Mauricio Bussab trata sobre distribuição digital.
O FUC tem apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; promoção da Rede Paranaense de Comunicação; patrocínio de Sicredi; e parcerias da Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fecomércio Paraná, Sesc Paraná, Feira Internacional da Música do Sul (Fims), A Fábrica, Casa das Artes, Gabriel Ramos Fotografia, Estratégia Projetos Criativos, aRede, Jornal da Manhã, Rádio Lagoa Dourada, Cultura Plural, Culturação, TM Studio, ALB Vídeo e Whols Produções; e integração do Vale dos Trilhos.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação