O Hub de Inovação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em funcionamento desde o ano passado, já deu suporte a diversas startups da região, uma delas é a InorfTIVE. A startup é voltada ao setor de reciclagem plástica, que desenvolve o seu trabalho com base em duas frentes: melhoraria na qualidade da matéria-prima reciclada e fornecimento de tecnologia para que os produtos produzidos tenham qualidade competitiva com plásticos virgens.
O fundador e coordenador técnico da empresa, Vinícius Luiz de Carvalho, afirma que a UEPG tem sido fundamental para o desenvolvimento do negócio. “A Universidade tem sido uma grande parceira, tanto na disposição do espaço quanto na prestação de suporte logístico, tudo isso na figura do coordenador atual do Hub de Inovação, o professor Miguel Archanjo”.
O Hub conta com salas de incubação, suporte no desenvolvimento de novas empresas, espaços de convivência e trabalho colaborativo para empresas juniores. “A UEPG é responsável por todo o projeto e aqui temos a expertise de professores, alunos de graduação e pós-graduação, como mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que fazem parte da incubadora”, conta Miguel Archanjo.
Vinicius explica que, no mercado nacional, o índice de reciclagem de materiais plásticos pós-consumo é em torno de 20%, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico. “Isto é, de cada 100kg, somente 20kg são reutilizados. O principal motivo disto, e a dor central do setor de reciclagem plástica é o grau de pureza (a qualidade) do material plástico pós-consumo”, explica.
Desafios
A InorfTIVE não podia parar as atividades durante a pandemia e enxergou, nesse momento, a oportunidade de estruturar os seus projetos. “Iniciamos a prospecção para aportes financeiros nas redes sociais, órgãos de fomento e linhas de financiamento. Com a divulgação, um antigo amigo chamado Heitor Villar observou nossa caminhada e se interessou pelo campo de atuação da InorfTIVE. Com longa trajetória como coordenador de projetos, ele viu uma oportunidade para o setor no qual ele também tem experiência – o de logística”, conta Vinicius.
A partir do contato entre ambos, Heitor Villar tornou-se sócio investidor da startup e passou a compor a equipe responsável por projetos dentro da empresa. “Estamos caminhando de acordo com o planejamento estratégico da InorfTIVE para esse semestre. Dentro desse planejamento contamos com duas linhas principais de atuação: a estruturação do local de trabalho, com a instalação do equipamento para fabricação dos protótipos a partir do aporte financeiro que recebemos; e a composição do nosso primeiro serviço ao cliente com a qualificação da matéria-prima reciclada”, informa o coordenador técnico da empresa, Vinicius.
Segundo o sócio investidor Heitor Villar, o aporte financeiro inicial e a participação dele na empresa foram oficializados em janeiro com o objetivo de dar condições e escala para os protótipos. “Nosso objetivo como empresa é aumentar a qualidade e uso de resinas recicladas, e com isso fazer com que nossos clientes aumentem seus mercados e receitas”, diz. Para Heitor, existe uma excelente ideia trazida do mestrado e doutorado do Vinícius e que precisa ser confirmada em grande escala de testes. “Espero poder contribuir para esse projeto e destaco que a UEPG e o Hub de Inovação tem desempenhado um papel importantíssimo para a InorfTIVE, por um lado no suporte da iniciativa empreendedora e inovadora, e por outro com feedbacks e insights trazidos na figura do professor Miguel”, destaca.
Para o coordenador do Hub de Inovação, a presença de investidores externos é uma etapa fundamental para a consolidação do negócio pois demonstra que a ideia tem potencial de se transformar em um produto comercializável. “A presença de empresários também complementa a nossa expertise acadêmica e fortalece o ecossistema. A participação do Heitor é simbólica neste sentido pois é um empresário acreditando no potencial da Startup e do Hub. A InorfTIVE está de parabéns pois estão no caminho certo e tenho certeza que em breve estarão concretizando o seu planejamento”, declara Miguel Archanjo.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: divulgação