Nos dias 29 e 30 de novembro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove o 31º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) com finalidade de apresentar as atividades de pesquisas desenvolvidas na instituição à comunidade acadêmica interna e externa. A entrada no evento é gratuita. Mas os interessados em acompanhar as atividades como ouvinte devem se inscrever neste link.
Para apresentar trabalhos o prazo já encerrou. Devido à importância regional da UEPG para a geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, bem como sua proximidade à sociedade e setor produtivo, o 31º Eaic também permitiu a participação de docentes e estudantes de outras instituições públicas e privadas.
- Ciências Agrárias (73);
- Ciências Biológicas (27);
- Ciências da Saúde (112);
- Ciências Exatas e da Terra (79);
- Ciências Humanas (58);
- Ciências Sociais Aplicadas (66);
- Engenharias (39);
- Linguística, Letras e Artes (60).
Simultaneamente ao 31º Eaic, a Universidade promove também o 8º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic Jr.), que reúne alunos bolsistas regularmente matriculados em escolas públicas do estado do Paraná e que desenvolvem atividades vinculadas à Iniciação Científica ou Tecnológica.
Nesta edição, tanto do Eaic quanto do Eaic Jr, as atividades serão presenciais. Em 2020 e 2021 o evento foi realizado no formato on-line devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
A solenidade de abertura será na terça-feira (29), às 8h, no Centro Integrar, no Campus de Uvaranas. Em seguida, será ministrada a palestra ‘Arte, Ciência e Afetividades’, com o professor Jack de Castro Holmer, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap Unespar). Holmer foi coordenador de Projeto Gráfico do Museu Oscar Niemeyer.
Às 11h será inaugurado o Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais, que leva o nome Litec ‘Professora Dra. Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros’, em homenagem póstuma.
Ao longo de todo o dia, o público pode acompanhar a apresentação de trabalhos orais e a sessão de Pôsters. Na quarta-feira (30), as atividades reiniciam às 8h30 na Central de Salas e seguem até o fim do dia.
Desde 2016, a Universidade Estadual de Ponta Grossa reconhece as pesquisas de destaque com o Prêmio de Iniciação Científica, entregue ao final do Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). Em 2022, serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, distribuídas de acordo com as Grandes Áreas de Conhecimento do CNPq.
O Eaic é um evento fundamental para manter os Programas de Iniciação Científica vinculados ao CNPq e à Fundação Araucária, além de possibilitar a integração entre pesquisadores de diversas áreas. Entre os objetivos está favorecer a integração dos graduandos e pós-graduandos, propiciando condições para que os acadêmicos apresentem seus trabalhos à comunidade, além de discutir e propor ações que favoreçam o crescimento e a consolidação das atividades de Pesquisa e Pós-Graduação na UEPG.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, Giovani Marino Favero, o Eaic é, provavelmente, o principal evento acadêmico da instituição, pois envolve todas as áreas de conhecimento das humanidades, engenharias, saúde, biologia e exatas. “Temos centenas de trabalhos a serem apresentados com bolsistas de várias agências fomento e da própria UEPG. O crescimento é anual, não só no número de bolsas mas também no número de apresentações que envolvem toda a comunidade acadêmica da graduação, além dos alunos da pós-graduação que vão ajudar na organização das salas, nas discussões e nas mediações. Temos ainda membros que vêm de outras universidades para integrar o Comitê que faz a avaliação dos trabalhos que serão premiados”, comemora o Pró-Reitor.
O cronograma de atividades pode ser acessado aqui.
Texto: Sandrah Souza Guimarães | Foto: Luciane Navarro