As inscrições para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ocorrem até o dia 5 de fevereiro (quarta-feira). O processo é gratuito e deve ser feito de modo online. O ingresso será no primeiro semestre de 2025 e as disciplinas são presenciais.
São ofertadas 18 vagas, dessas até quatro são reservadas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as), uma vaga para pessoas com deficiência (PcD), uma vaga para candidatos/as Trans (Transexuais, Transgêneros e Travestis) e uma vaga para candidato(a) autodeclarados(a) indígena. Também é oferecida, em caráter adicional, uma vaga para candidatos(as) estrangeiros(as) com status de refugiados ou portadores de visto humanitário.
O PPGJor tem como área de concentração ‘Processos Jornalísticos’, estruturada em duas linhas de pesquisa: ‘Processos de Produção Jornalística’ e ‘Processos Jornalísticos e Práticas Sociais’. O Mestrado em Jornalismo da UEPG tem nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Etapas do processo de seleção para o Mestrado
Com base no edital nº 23/2024, a seleção será feita em três etapas, sendo duas eliminatórias e uma classificatória. A primeira fase é a análise do anteprojeto de pesquisa, a segunda uma prova escrita e a última será a apresentação e defesa do anteprojeto. A segunda e terceira etapas do processo de seleção serão realizadas de modo presencial na UEPG, como evidencia o edital. A pontuação mínima a ser alcançada nas três etapas é de 7,0, com valor máximo de 10,0.
A lista de aprovados será divulgada a partir do dia 28 de fevereiro de 2025, na aba Editais, disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. O início das aulas do ano letivo de 2025 está previsto para o dia 10 de março de 2025, de modo presencial.
Todas as informações e links importantes para a inscrição e matrícula do Mestrado em Jornalismo estão disponíveis no site do PPGJor/UEPG.
Doutorado
A Capes anunciou em 2024 a aprovação do Doutorado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O próximo passo será implementá-lo no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG, com o objetivo de atender uma demanda crescente por qualificação que contempla dezenas de municípios do interior do estado e acolher também interessados oriundos de diferentes regiões do país.