Até 08 de fevereiro, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe inscrições para novos alunos. O Mestrado tem caráter interdisciplinar e oferta 13 vagas, das quais uma é reservada para pessoas com deficiência.
São seis vagas para a linha de pesquisa em “Modelagem computacional aplicada” e sete para “Computação, automação e gestão de dados em agricultura”. Podem participar portadores de diploma de graduação ou graduandos do último ano (com previsão de término até 12 de março de 2023) das áreas de Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Informática, Agronomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola, Engenharia Cartográfica ou áreas correlatas.
Os documentos necessários para inscrição são o diploma ou certificado de conclusão de graduação, carteira de identidade, CPF, histórico escolar, currículo gerado pela plataforma Lattes (considerando a produção a partir de 2020), tabela de pontuação do currículo preenchida, declaração de intenção de orientação e projeto ou proposta de pesquisa. O candidato deve também solicitar a até dois docentes que participaram de sua formação que enviem uma carta de recomendação.
O processo de seleção terá até quatro etapas: análise do currículo e do histórico escolar; análise da proposta de pesquisa; entrevista individual e defesa da proposta para os docentes permanentes dos grupos de pesquisa de interesse do candidato (entre 13 e 17 de fevereiro); e análise do resultado no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (Poscomp), para alunos com graduação nesta área. O resultado será divulgado a partir de 20 de fevereiro; as matrículas acontecem de 22 a 28 de fevereiro; e as aulas terão início em 13 de março de 2023.
A inscrição é online, pelo sistema ACAD, neste link. Mais informações podem ser obtidas no edital ou na página do PPG-CA.
Texto: Aline Jasper | Foto: Evandro Rigon