Santiago Kosloski tem 16 anos e vai para a cidade de Winnipeg. “É a realização de um sonho. Está todo mundo bem ansioso, mas está sendo tudo maravilhoso. Acho que vai ser a melhor experiência da vida de todo mundo, a expectativa é boa. Vai ser incrível”, relata.
A coordenadora do Programa Paraná Fala Inglês (PFI) na UEPG, Mariza Tulio, ressalta a importância deste momento para os estudantes. “Considero esta oportunidade importante, pois possibilita aos alunos da escola pública uma experiência única, não apenas de imersão na língua e cultura, mas de ampliar a visão de mundo”, completa.
O Programa Ganhando o Mundo, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), selecionou 100 alunos da rede estadual, por meio de um ranking de melhores notas entre as escolas estaduais.
Antes da viagem, os estudantes participaram do curso de inglês preparatório durante o ano de 2021, em que as aulas foram ministradas pelo Programa Paraná Fala Idiomas (PFI) – ensino de inglês à distância, promovido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). A equipe responsável pelo curso foi coordenada pela professora Eliane Segati Rios e contou com mais cinco tutores e duas orientadoras pedagógicas, além do apoio da Universidade Virtual do Paraná.
Depois da viagem até a cidade de São Paulo, os estudantes vão em diferentes voos para o Canadá e se deslocam para oito destinos finais: Deer Lake, Gander e St. John’s, na província de Terra Nova e Labrador; Calgary, Edmonton e Medicine Hat, em Alberta; Winnipeg, em Manitoba; e Toronto, em Ontário.
O intercâmbio terá a duração de um semestre letivo e os estudantes retornam para cursar o segundo semestre em seus respectivos colégios. O objetivo do Seed-PR é que o programa tenha edições futuras e mande para o Exterior alunos de escolas de todas as regiões do Estado.
Texto: Julio César Prado Fotos: Geraldo Bubniak/AEN