O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEDDIJ/UEPG) iniciou as atividades do Projeto Janelas do Amanhã, edição 2022. A iniciativa, que discute o Mundo do Trabalho com adolescentes privados de liberdade do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa (Cense), realizou o primeiro encontro em fevereiro e já agendou o próximo para 18 de março.
Sobre a primeira atividade, realizada no último dia 25, a coordenadora do NEDDIJ, Cleide Lavoratti, comenta que os adolescentes demonstraram interesse na continuidade do projeto desenvolvido pela UEPG. “Entre as atividades desenvolvidas está a construção conjunta de mapas de oportunidades de emprego que podem ser buscadas após a internação”, explica. Lavoratti detalha que o projeto identifica e aborda profissões que os adolescentes desejam conhecer e a preparação necessária. “Ensinamos como construir um currículo, como funciona e o que é avaliado em uma entrevista de emprego”, detalha Lavoratti.
No primeiro encontro, Matheus foi acompanhado pela professora Luciana Silvestre e pela acadêmica Marielly Santos Machadoprojeto, que realizou a intervenção do seu estágio sobre o Plano de Socioeducação. Ponta Grossa possui uma Comissão Municipal de Socioeducação composta de forma intersetorial, que pauta as demandas apresentadas para a qualificação do trabalho com os adolescentes e suas famílias tendo o Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE, 2012) e o Plano Decenal de Medidas Socioeducativa como referências da política de socioeducação.
Os encontros com os adolescentes estão previstos nas metas do Plano Decenal de Socioeducação, que prevê oficinas relacionadas ao Mundo do Trabalho para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. No relatório de monitoramento das metas de 2020/2021, esta atividade ainda não havia sido cumprida.
Origem
Texto: Luciane Navarro Foto: NEDDIJ/UEPG