O Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (LabTan), do bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), desenvolveu um jogo da memória que tem como tema o Parque Nacional dos Campos Gerais. O jogo está disponível em versão física, a ser distribuída, e versão online.
“A ideia é que todas as vezes que alguém acerte as duas cartas, o jogador leia o livreto e aprenda um pouco mais sobre aquele aspecto”, explica a professora Jasmine Moreira, uma das desenvolvedoras do jogo. Há uma versão online do jogo e da cartilha, que também pode ser baixada.
Cada escola municipal de Ponta Grossa vai receber 10 kits e o projeto de extensão “Pesquisa e Competitividade para a Ordenação Territorial do Turismo” ministrará palestras em algumas escolas. “É importante que as crianças conheçam o nosso patrimônio, para que possam ajudar na sua preservação. A gente preserva o que a gente conhece”, pensa.
A iniciativa tem apoio da ABC Projetos e financiamento da empresa Continental, através do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná.
Texto e fotos: William Clarindo