A diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, destaca que a Jornada Científica foi proposta com o objetivo de oportunizar a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas, de forma a contribuir para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas clínicas e assistenciais, tendo como foco a tecnologia. Segundo ela, essa proposta fortalece as transformações que a gestão executa no Hospital Universitário, além de sempre apoiar movimentos para inovação científica e tecnológica, em busca de melhor qualidade para a formação dos futuros profissionais. “A integração entre ciência, tecnologia e prática no ambiente hospitalar é essencial para garantir um atendimento de alta qualidade, seguro e eficiente aos pacientes. Essa aliança se dá por meio de estratégias que incorporam evidências científicas, inovação tecnológica e a expertise clínica, promovendo resultados que beneficiam tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde”, garante a professora Fabiana.
Para o diretor acadêmico do HU-UEPG, professor Guilherme Arcaro, a 1ª Jornada Científica é um evento relevante, já que ele busca consolidar os Hospitais Universitários no escopo científico e alusivo aos 10 anos da existência dos programas de residência médica, uni e multiprofissional. “Busca-se um panorama contemporâneo, a intersecção entre ciência, tecnologia e prática clínica tem tomado magnitude e guiado os rumos da medicina e da saúde pública. Nesse sentido, a realização desta jornada científica não apenas ratifica o compromisso desta instituição com a excelência acadêmica, mas também a posiciona como uma vanguarda do saber científico no âmbito regional e além”, destaca.
Na noite do dia 10, no auditório do Campus Centro da UEPG, a partir das 19h, acontece a abertura oficial da 1ª Jornada Científica do HU-UEPG com a presença de autoridades acadêmicas e do Hospital. Na sequência, duas palestras fecham a noite. O professor Jonathan de Matos fala sobre “Progressos da Inteligência Artificial e sua relação com a área da Saúde” e Bruno Margraf Althaus apresenta a “Responsabilidade civil do pesquisador em saúde”.
Já no dia 11 de dezembro (quarta-feira), o evento segue com duas palestras no período da manhã a partir das 08h no auditório do Campus Central da UEPG: “Integridade Acadêmica e má conduta científica, com enfoque no Plágio”, com João Paulo Aires; e “Nanotecnologia farmacêutica na inovação em saúde”, com Paulo Vitor Farago. Após o intervalo, é a vez da mesa redonda “Inovações em Saúde: Abordagem Sistêmica e Interdisciplinar” com as falas de Marcelo Rezende Young Blood, Thaiza Acosta Rebonato e Milene Zanoni da Silva. O debate será mediado por Jeanny Franciela Kos Moleta.
No período da tarde, é a vez das apresentações de trabalhos científicos no formato pôster ou apresentação oral. A Jornada Científica encerra com o momento Stricto Sensu e as palestras de Luis Antonio Pinheiro sobre “Biopolímeros aplicados à saúde” e de Ricardo Zanetti Gomes, que apresenta o tema “Dados científicos e aplicabilidade na Gestão em Saúde”.
Para se inscrever tanto nas palestras como na apresentação de trabalhos, basta acessar o site oficial do evento. A programação completa você confere neste link: 1ª Jornada Científica – UEPG (HU-UEPG e Propesp)
Texto: Tierri Angeluci / Artes: Carlos Clarindo / Foto: Aline Jasper