Nos dias 27 a 29 de abril, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participa da Terceira Jornada Latino-Americana de Ensino de História, junto à Universidade Nacional de Trés de Febrero (UNTREF), de Buenos Aires. O evento acontece em conjunto ao XII Seminário Nacional de Didática da História, que é realizado anualmente pelo grupo de pesquisa do PPGH.
O tema do evento “Encruzilhadas do ensino e aprendizagem de história” aborda a crise contemporânea do ensino em história, frente à ascensão extremista dos poderes políticos e da hegemonia cultural. O debate será conduzido pelo professor Sebastián Plá, da Universidade Gonzalo de Amézola (UNTREF); Ana Zavala, do Centro Latinoamericano de Economia Humana (CLAEH-Uruguay); e Maria Cristina Dantas Pina, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na programação, haverá uma reunião técnica do projeto de pesquisa “Residente: Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina” do PPGH-UEPG, além de lançamento de livros sobre a temática do evento.
A apresentação das pesquisas ocorre de modo híbrido (presencial e on-line), nas instalações do Museu Campos Gerais da UEPG. “Após a avaliação dos trabalhos inscritos, verificamos que temos trabalhos aprovados de sete estados do Brasil, além de muitos trabalhos da Argentina, Peru, México e Uruguai”, relata o organizador do evento, Luis Fernando Cerri.
As inscrições para ouvintes vão até o dia 26 de abril e os participantes terão acesso antecipado aos textos das apresentações. Mais informações, aqui.
Texto: Daniela Borcezi | Foto: Aline Jasper