O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCSA-UEPG) promove, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), a 1ª Jornada Internacional de Cultura, Identidade e Cidadania. O evento terá palestras, apresentação de trabalhos, lançamento de livro e debates. O encontro traz pesquisadores da Ucrânia e da Argentina para debater identidades da região. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade interna e externa e as inscrições podem ser feitas até 17h desta quarta-feira (14).
As atividades iniciam às 9h de 15 de junho, no Museu Campos Gerais, com a palestra ‘Cultura, Identidade e Cidadania’, do professor da Universidade da Patagônia, Jorge Kulemeyer. Em seguida, às 10h15, Lesia Zolota, cientista ucraniana que chegou ao Brasil com a família por meio do Programa Paranaense de Acolhida a Cientistas Ucranianos, por meio da Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), apresentará os primeiros resultados de sua pesquisa na UEPG ‘A Diversidade Cultural na Construção do Espaço Público’. No período da tarde, às 14h, o professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Michel Kobelisnki, aborda ‘Ativismo Político e (Des)Afetos’. A fala do professor vem acompanhada da apresentação da exposição “Mãe, não quero guerra”, que aborda história de famílias afetadas pela Guerra na Ucrânia. O dia encerra com oficina voltada ao público infanto-juvenil de Pêssanka, arte milenar ucraniana, às 15h30, com Ângela Zapotosny, para promover o diálogo entre elementos ucranianos e brasileiros na criação das peças.
Na sexta-feira (16), o evento acontece na parte da manhã, a partir das 09h, na Câmara dos Vereadores de Ponta Grossa. Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Geral da Ucrânia no Brasil, irá palestrar sobre a obra ‘Holomodor 1932 – 1933: Genocídio do Povo Ucraniano’, do autor Volodymir Serhychuk. O professor Yurii Kovbasko, também pesquisador ucraniano e bolsista na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), irá debater a obra e o contexto atual da Guerra na Ucrânia.
Segundo o coordenador do PPGCSA e organizador do evento, professor João Irineu Miranda, o evento busca promover o debate sobre desenvolvimento cultural e econômico da região, a partir da proteção e reconhecimento dos bens culturais. “Nossa expectativa é que esta Jornada fomente atividades conjuntas entre os diferentes programas de pós-graduação que trabalham com esses temas e seja mais um elo de ligação entre a UEPG e a comunidade”, salienta. A Jornada emitirá certificados de até 12 horas de participação para os que se inscreverem pelo e-mail prog.cienciassociaisaplicadas@gmail.com. Interessados devem enviar nome completo e CPF (ou DNI para estrangeiros), ou RA, no caso de estudantes da UEPG.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Henry Milléo