Alunos de jornalismo da UEPG vivenciam experiência audiovisual

Compartilhe

Os alunos do primeiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) puderam experimentar, na última segunda-feira (02), praticamente todas as etapas de uma produção audiovisual. Porém, eles começaram pelo final, já que assistam pela manhã no cinema o filme ‘O Grande Sonho’, distribuído pela Diamante Filmes, de Maringá. O produtor Reges Coty participou de um edital da Lei Paulo Gustavo de 2023 e conseguiu recursos para a circulação do filme no Paraná. Ele acompanhou a sessão em conjunto com a professora Aline Rosso, da disciplina de Áudio e Vídeo, e de agentes universitários do curso.

De acordo com o chefe do Departamento de Jornalismo da UEPG, professor Rafael Schoenherr, o convite para a ida ao cinema partiu do Núcleo Regional de Cultura em Ponta Grossa. Segundo ele, após a sessão do longa os alunos puderam bater um papo com o Reges Coty sobre a produção do filme, o funcionamento da Lei Paulo Gustavo e sobre o trabalho atual desempenhado pelo produtor nessa itinerância de levar o cinema a públicos distintos, periféricos e em situação de vulnerabilidade.

“Para a gente foi importante essa interlocução para colocar à disposição dos agentes culturais os espaços universitários e as redes de articulação que a universidade Paranaense tem. Seja para chegar a determinados públicos, para promover situações de formação de plateia, no caso do cinema. E também para estimular esse olhar e essa profissionalização sobre a cadeia do audiovisual tanto no Paraná, quanto no circuito de streaming, que está sendo muito modificado”, destaca Schoenherr.

E não parou por aí. No período da noite, foi feita uma reunião entre os alunos que fazem parte dos projetos de extensão Lente Quente e Núcleo de Produção Audiovisual com Érico Alessandro, diretor do filme, por meio de videochamada. “Os estudantes puderam trocar uma ideia sobre o que eles acharam do filme, recomendações de como iniciar no meio do cinema e do audiovisual. Também foi a chance de todos se atualizarem sobre como esse mercado tem se modificado, como as plataformas de streaming, com as mudanças tecnológicas, e com os novos equipamentos de captura, edição e áudio”, finaliza o professor Rafael.

Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Iolanda Lima (Lente Quente)

Ficha Técnica: O Grande Sonho 2016

Diretor: Erico Alessandro

Elenco: Anselmo Vasconcellos, Carlos Vereza, Charles Paraventi e Edson Montenegro

Atores: Welington Anacleto, Krista Bell, Lucas Vieira, Kate Derrick, Brayden Jones, Patrick Marck, Larissa Sadnishuk, Douglas Rodrigues, Alison Willian Oliveira, Doroty Pardo, Andriele Giandrevalino, Juliana Tavares, Maria Ines Caldeira, Everson da Silva, Rafael Stevachi, Nelson Leandro de Souza, Emerson Freitas Braga, Paulo Henrique Vioto, Rafael Planeles Treveson, Ramão Orlei Recaldes Filho, Tiago kitacana de Souza, Robson de Souza Dias, Valcilei Aparecido Ribeiro, Ricardo Ferreira.

Produção Executiva: Lourdes Helena e Antônio Jose Garcia Pinheiro

Gênero: FicDoc

Roteiro: Erico Alessandro

Fotografia: Ronni Miyamoto

Edição e FX: Vladimir Silva e Valdemir silva

Efeitos Especiais: Carlos Sabugo

Áudio e Trilha Sonora: Elton Junior e Thiago Pazzini

Entre seus temas retrata a cultura, tradições do povo gaúcho e a extinção dos povos indígenas, e os Sete Povos Das Missões no Rio Grande do Sul. Produzido em Maringá/PR, com coprodução no Rio Grande do Sul/RS e Rio de Janeiro/RJ. O Filme participou do Festival de Cinema de Cannes na França.


Compartilhe

 

Skip to content