Pelo terceiro ano, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participa de ações do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização sobre violência contra a pessoa idosa. Por meio do Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a Pessoa Idosa (Nasjepi), a instituição promoveu a campanha “Sensibiliza Campos Gerais”, com atividades em instituições e entidades, além de rodas de conversa e produção de material informativo. As ações iniciaram em 15 de junho, data que marca o Dia Mundial da Conscientização Contra a Violência a Pessoa Idosa, e encerram nesta sexta-feira (30).
A campanha busca a sensibilização sobre o tema, além da valorização da pessoa idosa, conforme explica a professora organizadora Maria Iolanda de Oliveira. “A expectativa é que pessoas, gestores públicos e sociedade como um todo compreendam que a violência é uma realidade e se constitui em um problema a ser enfrentado”, afirma. O é dar mais visibilidade ao debate sobre a proteção a esta população. “Que as pessoas compreendam que o envelhecimento é um direito humano e a pessoa idosa não pode sofrer violência. É preciso valorizá-la e lhe assegurar dignidade e respeito”.
Participaram como parceiros da ação o Hospital Universitário (HU); Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa (CMDPI); Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG); Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; Santa Casa de Misericórdia; Sesc Estação Saudade; Diocese de Ponta Grossa; e Igreja Cristã Presbiteriana. As instituições iluminaram as fachadas na cor violeta, como sinal de respeito e luta pelos direitos das pessoas idosas.
Além da iluminação de prédios, o Nasjepi ainda organizou de programas na Rádio Sant’Ana, juntamente com Rosana Beraldi Bevervanço, procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência; Jorge Nei Neves, conselheiro municipal; Tatyana Denise Belo, presidente da FASPG; e Cibelle Rodrigues, assistente Social do Departamento de Proteção Social Básica. As atividades envolveram rodas de conversa com o grupo Idosos em Ação, funcionários do Hospital Santa Casa e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Sabará, Santa Luzia, Coronel Cláudio, Cará-Cará e Nova Rússia.
Denúncias podem ser feitas nos canais do poder público: Disque 100 ou 181 ou 190; Disque Idoso Paraná 0800 141 0001; e Whatsapp (61) 9 9656-5008.
Hospital Universitário
No Hospital Universitário da UEPG, as ações do Junho Violeta foram voltadas às pessoas idosas internadas e seus familiares. Na segunda-feira (26), aconteceu uma palestra virtual sobre “Sensibilização contra a violência à pessoa idosa e a importância da família no cuidado ao idoso”, ministrada pela coordenadora da Política da Pessoa Idosa do Paraná, Adriana Santos de Oliveira. O trabalho se estendeu para esta terça-feira (27), com atividades lúdicas organizadas pela equipe de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso.
A coordenadora das residências multiprofissionais do HU, Jacy Aurélia Vieira de Sousa, destaca que a atividade é fundamental para combater o cenário de violação dos direitos. “O Programa de Residência exerce seu papel, que é instigar a discussão e sensibilizar sobre o tema na comunidade interna e externa ao HU, além de promover continuamente o aprendizado de nossos residentes quanto a temas relacionados à pessoa idosa”, completa.
Texto: Jéssica Natal | Fotos internas: Divulgação | Foto de Capa: Jéssica Natal