A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está distribuindo kits coletores de resíduos, para a coleta seletiva. Além dos campi Uvaranas e Central, as demais edificações pertencentes à UEPG no município de Ponta Grossa também farão parte do projeto, como o PAX e a Fazenda Escola. Cada kit é composto por 3 lixeiras, nas cores verde, marrom e cinza.
A verde destina-se para os materiais recicláveis, que são os resíduos com potencial para retornar à cadeia produtiva na forma de matéria-prima, como o plástico, metal, embalagens e vidros. A lixeira marrom indica onde devem ser depositados os resíduos contendo matéria orgânica, como restos de alimentos e cascas de frutas.
Conforme explica Isonel Sandino Meneguzzo, Diretor de Gestão Ambiental da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan-UEPG), na lixeira cinza são destinados aqueles materiais que não podem ser reaproveitados através das tecnologias disponíveis. “É o que ocorre com os rejeitos como guardanapos usados, papel higiênico, goma de mascar, sachês, dentre outros materiais”, explica.
Para o Diretor, a coleta seletiva é um passo essencial. “Quando se objetiva o desenvolvimento sustentável de nossa Universidade, a participação de cada um é fundamental para seguirmos no sentido de atingir este objetivo”, afirma Isonel.
Texto: divulgação Foto: Vanessa Hrenechen