UEPG instala mais de 16 mil lâmpadas led para garantir eficiência energética

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está no processo de substituição e instalação de 16.140 lâmpadas de diodo (LED – Light Emitting Diode) dos prédios do Campus Central e Uvaranas, para garantir eficiência energética. O trabalho ocorre visto que a instituição foi contemplada pelo Programa de Eficiência Energética da Copel, que beneficia instituições públicas do Paraná. A substituição das lâmpadas fluorescentes por Led tem o investimento total de R$ 370.948,02 mil, que engloba todo o serviço, desde retirada e descarte em local correto, compra e instalação das lâmpadas.

De acordo com Matheus Carrer, diretor de planejamento físico, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), as obras garantem economia de energia. “Estima-se uma redução entre 30 e 35% no consumo de energia referente à parcela de iluminação interna, o que representa uma economia aproximada de R$ 12.500 por mês”, informa. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a lâmpada LED é mais econômica porque sua eficiência luminosa é maior e pode durar, dependendo do modelo, quatro vezes mais que as fluorescentes.

As lâmpadas LED são padrão do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), de 20w, 9w e 40w tubulares. No total, são 25 prédios da UEPG contemplados com as instalações – Campus Central; Colégio Agrícola; Prefeitura do Campus; Bloco L; Bloco M; Central de Salas; Diretoria de Material e Patrimônio; Reitoria; Sessão de Obras e Marcenaria; Centro Integrar; C-Labmu; Bloco de Zootecnia; Biblioteca; Núcleo de Tecnologia da Informação; Centro de Treinamento em Informática; Farmácia Escola; Centro de Convivência; Bloco E; Bloco F; Bloco G; Observatório Astronômico; Coordenadoria de Desportos e Recreação; Ginásio de Esportes; Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação; e Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais.

O trabalho acontece em conjunto com a Proplan, Prefeitura do Campus e Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos. Eduardo Pereira, prefeito do campus, esclarece que o projeto foi fruto de um trabalho de equipe, iniciado quando atual gestão assumiu a reitoria. “A atuais lâmpadas LED são mais eficientes e duráveis e terão impacto direto na seção de manutenção, pois esta atividade é um dos serviços de maior demanda”, explica. Além das mais de 16 mil lâmpadas, as obras também preveem coleta, transporte e descarte de 10 mil reatores.

“As lâmpadas fluorescentes, que representam a maioria das que nós temos, têm luminárias que já são adequadas para a instalação da LED, isso facilita o trabalho”, ressalta o pró-reitor de assuntos administrativos, Ivo Mottin Demiate. O edital da Copel contempla serviços preliminares, como retirada dos reatores, coleta, transporte e descarte das lâmpadas fluorescentes; serviços de iluminação de lâmpadas LED; e medição e verificação da instalação. “Isso prevê uma economia significativa de energia com uma iluminação interna de todas as salas, corredores e prédios, do campus Central e Uvaranas”, completa o pró-reitor.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Fabio Ansolin


Compartilhe

 

Skip to content