PPG em Ciências Sociais Aplicadas lança livro em colaboração internacional

Compartilhe

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCSA-UEPG) lançou, nesta última terça-feira (20), o livro “Cultura, identidades e cidadania: uma visão comparada”, em evento que aconteceu no Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais Professora Dra. Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros (Litec), no campus Uvaranas.

Realizada em parceria com a Universidade Nacional de la Patagonia Austral (Unpa) e com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a publicação é o desdobramento de uma atividade de internacionalização realizada pelo PPGCSA na Unpa, em 2023, durante a qual foi ministrada a disciplina de Teorias da Cultura no Debate Contemporâneo. 

João Irineu de Resende Miranda, professor da UEPG e um dos autores do livro, esclarece que a obra é o segundo lançamento internacional do PPG – o primeiro foi “Direitos e Proteção Social na pandemia da Covid-19: uma perspectiva comparada Argentina-Brasil”, publicação feita em parceria com a Universidad Nacional de Jujuy (Unju), editada em novembro de 2022.

Internacionalização em três pilares

O professor João ressalta a importância de uma obra que aborda similaridades entre as duas regiões – a Patagônia e o Paraná. Segundo ele, o livro significa a execução de uma política internacionalização do Programa nos três pilares: o primeiro busca uma internacionalização Sul-Sul; o segundo é buscar uma internacionalização horizontal, ou seja, entre vários alunos e professores e não apenas entre dois pontos focais. “E o terceiro é a recorrência, que significa buscar, pelo menos uma vez por ano, a possibilidade de ter um deslocamento de um grupo até a outra universidade, de modo a manter as relações e formar as redes de pesquisa”, declara João Irineu, orgulhoso. 

Estiveram presentes no Litec, além dos convidados, a coordenadora do PPGCSA, professora Lislei Preuss e os autores Jorge Kulemeyer, Damian Ricardo e Adriano Smolarek, pesquisador de pós-doutorado na UEPG e organizador da publicação.

Para Adriano, o livro tem um objetivo amplo: o de abordar identidade, cultura e cidadania de duas regiões diferentes. “Seria uma reivindicação histórica de geolocalização de culturas, de interculturalidades, uma maneira de reivindicar o seu lugar no tempo e no espaço”, afirma. “Nós temos questões, por exemplo, de gênero, manifestações artísticas… Vejo como um jeito de mostrar que o Paraná existe, que a Patagônia existe e nós também fazemos ciência – e ciência de qualidade”, destaca Smolarek. 

Afinidades

Desde a primeira visita do professor Kulemeyer, em novembro de 2022, a UEPG e a Unpa trocam experiências juntas. Na ocasião, o professor ministrou, no Museu Campos Gerais (MCG), o minicurso Patrimônio, Identidade e Desenvolvimento Territorial. A amizade entre as duas instituições se transformou em um termo de cooperação assinado oficialmente em junho de 2023. De lá para cá, a parceria cresceu e agregou outras visões, como a da professora ucraniana do PPGCSA Lesia Zolota e a do doutorando Damian Ricardo, representante dos estudantes da Unpa no lançamento do livro. 

Sobre a semelhança entre as instituições, Smolarek afirma que apesar da distância física, ambas são bem parecidas. “Estamos fora do eixo central, fora das capitais; somos universidades públicas, cujo objetivo é induzir o desenvolvimento regional a partir da educação, da cultura, das pesquisas e da extensão, enfim da ciência em geral”, explica. “Pensamos que um lugar que está a 3500 km de distância de nós é um lugar completamente diferente, com uma visão de mundo completamente diferente. Nós estamos muito mais próximos e conectados do ponto de vista cultural do que os algoritmos das redes sociais nos fazem crer”, reforça.

Lislei Preuss, coordenadora do PPGCSA, ressalta a importância de mais um lançamento internacional que veio para enriquecer o acervo do PPG, e afirma: o conhecimento é para ser compartilhado. Este, segundo ela, é o comprometimento do PPG, da universidade pública e gratuita. “Esta é uma obra muito interessante e riquíssima que agrega artigos de relevância social e acadêmica”, explica. “São vários autores e autoras de diferentes países, fruto de parcerias com diferentes instituições de ensino, especialmente a Unpa e a Unicentro. E é um e-book, ou seja, o acesso é gratuito”.

Para João Irineu, além da oportunidade de disseminar conhecimento por meio de um conteúdo de qualidade, o destaque é para a relevância de sair dos grandes centros de produção cultural. “Nós temos um acesso à mídia muito ligado com os grandes centros de produção cultural. O que este livro faz é demonstrar a riqueza que existe fora desses eixos [Rio-São Paulo e Buenos Aires]. Somos estruturalmente periféricos, mas igualmente muito ricos, muito complexos e temos uma grande possibilidade de trocas culturais e desenvolvimento”, completa.

Futuro

Para os professores e autores do livro, o futuro é uma coleção de portas abertas. Kulemeyer indica: “a riqueza da pesquisa é justamente abrir novas perspectivas. Prefiro falar de um início e não de um encerramento [com a publicação do livro]. Temos sempre que seguir crescendo em qualidade e alcance da produção acadêmica”.

O professor da Unpa recentemente voltou de um período na Universidad de Salamanca, na Espanha, e destaca que a obra pretende abrir caminhos. Para ele, muito além do aprendizado que acontece por meio da produção dos artigos publicados no livro, existe o crescimento adquirido por conta do trabalho em conjunto e das análises feitas em perspectiva coletiva e internacional. “A intenção é que o livro seja um ponto de partida, um degrau para sairmos produzindo mais e melhor” afirma Jorge.

Damian Ricardo agradece a oportunidade de estar no Brasil. “Eu venho da Patagônia, então para mim é muito importante estar aqui. A troca entre pessoas por meio da pesquisa é maravilhosa, as problemáticas discutidas também têm a ver com questões pertinentes aos dois países.  As relações acadêmicas do doutorado são fantásticas justamente pelas oportunidades de compartilhar questões com outros países”. 

O e-book “Cultura, identidades e cidadania: uma visão comparada” está disponível para download gratuito neste link aqui.

Texto e fotos: Domitila Gonzalez


Compartilhe

 

Skip to content