“O Natal é uma festa cristã, mas nós temos valores que são universais, como o amor, a paz, a bondade, a solidariedade e, principalmente, o doar-se”, destaca a diretora do Caic, Rosiane Silva. Fazer um presente com as próprias mãos e a partir de suas habilidades é um aprendizado importante sobre gratidão, segundo a professora. “A gratidão a gente também ensina”.
A professora Rosimeire Barbara Nabozny Noimann também conta que foi uma atividade muito significativa para as crianças, que adoraram a perspectiva de desenhar em um papel que elas mesmas confeccionaram. “O projeto compõe uma das ações propostas pela escola, que busca fomentar o desenvolvimento de valores, como o respeito, a empatia e a gratidão, e teve como objetivo apresentar uma outra perspectiva em relação ao gesto de presentear, tirando o foco do consumismo e proporcionando um momento de exercício da gratidão”, completa.
Como conta a professora Rosiane, a escola baseia suas atividades na metodologia de projetos. “O Caic é uma escola-pesquisa, então desde pequenos, os alunos já têm o hábito de realizar essas pesquisas e em todas as questões que envolvem as atividades escolares nós sempre temos esse foco: a pesquisa, a investigação”, explica. “Faz parte de um dos princípios da pedagogia freinetiana, de Celestien Freinet, que é o princípio da cooperação”.
“Acreditamos que fazer o seu presente agrega muito mais valor e sentimento do que um presente comprado, pois nele você coloca todo o amor dedicado a uma pessoa”, diz a professora Janaína Freitas da Silva. E foi com amor e carinho que cada aluno dos terceiros, quartos e quintos anos fez e montou os 300 kits distribuídos neste fim de ano. Em parceria com o professor Sergio Danilenko, as crianças confeccionaram o papel reciclado, reutilizando papeis que já foram usados e que seriam descartados. Depois, cada um usou a criatividade para decorar o seu cartão. A culinária, corriqueira no currículo do Caic, também fez parte da atividade de fim de ano. “Resolvemos fazer a bolacha para adoçar a vida de quem fosse receber esse carinho”, lembra Janaína.
Para evitar o consumismo que vem com as festas de fim de ano, alunos e professoras do Caic deixam o recado de que é possível agradecer com algo feito à mão. “Enfim, se formos praticar o consumismo, prefira o consumo de: amor, paz, alegria, prosperidade, união, família, perdão, carinho, compaixão, respeito, gratidão e muita solidariedade ao próximo. Assim estaremos vivendo o verdadeiro Espírito de Natal”, destaca Janaína. “Desejamos muito desse consumismo para vocês”.
Texto e foto de capa: Aline Jasper | Fotos internas: Divulgação