O professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, pró-reitor de graduação e docente do programa de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, e sua supervisionada de pós-doutorado, Ana Flávia Braun, apresentaram artigos e lançaram um livro que foi traduzido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), durante o 19º Simpósio Internacional dos Processos Civilizadores, realizado em Salvador, Bahia. O tema desta edição do evento foi ‘Racismos e a expansão do processo civilizador: ontem, hoje e devires”.
Os dois representantes da Universidade lançaram a obra ‘Processos de Excitação: trabalhos inéditos de Norbert Elias sobre esporte, cultura, lazer, corpo, cultura’. A obra, organizada pelos editores Jan Haut, Paddy Dolan, Dieter Reicher e Raúl Sánchez García, foi traduzida pela UEPG, graças ao trabalho realizado pela chefe da Editora, Beatriz Gomes Nadal, com apoio do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, João Irineu Resende de Miranda, e colaboração dos professores Bruno Pedroso e Gonçalo Cassins, além de outros integrantes do Núcleo de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação.
“A obra é um marco na sociologia do esporte, lazer, corpo e cultura, no qual a UEPG cumpre com seu papel na democratização do conhecimento ao traduzir textos inéditos escritos pelo sociólogo alemão Norbert Elias, e que agora poderão ser multiplicados entre os estudiosos da área, que nem sempre têm a fluência para poder realizar a leitura em idiomas internacionais”, explica o professor Miguel Archanjo.
O lançamento foi muito bem recebido pela comunidade acadêmica que parabenizou a UEPG pelo grande feito, pois é uma das primeiras instituições universitária a obter os direitos autorais de uma obra desse autor, fato que marca a retomada da relações acadêmicas entre o Brasil e a Fundação Norbert Elias.
O livro está com preço promocional na sua pré-venda e pode ser comprado neste link.
Os representantes da Universidade no Simpósio também apresentaram os artigos ‘Violência e Futebol sob a perspectiva da teoria Os estabelecidos e Os outsiders: o racismo em pauta’, no qual analisaram a crescente onda de casos de racismo na sociedade atual que reverberam no futebol, influenciada pela falta de atitude dos órgãos responsáveis pela gestão esportiva e pelo estado que, em alguns países da América Latina, tem líderes potencializando esse tipo de atitude.
O segundo trabalho é de autoria de Mariana Bruno Pinto, aluna do Mestrado de Ciências Sociais Aplicadas e orientanda do professor Gonçalo Cassins Moreira do Carmo. O artigo trata da ‘Música e violência nas favelas: uma análise processual a partir das canções de Bezerra da Silva’, trabalho que fez referência à teoria do autor Norbert Elias e possibilita analisar as relações de interdependência na sociedade, percebidas nas manifestações culturais como a letra de uma música, a partir da percepção do contexto em que ela foi escrita, a forma como reproduz os acontecimentos presentes no cotidiano ou, em muitos casos, a representação do desejo do seu autor.