A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento do professor aposentado Luiz Carlos Lavalle, ocorrido na última sexta-feira (12). Lavalle atuou no Departamento de Odontologia de 1971 a 2005 e colaborou na formação de centenas de alunos. O professor deixa a esposa e também professora aposentada da UEPG, Aida Mansani Lavalle, e quatro filhos. O corpo foi cremado no Crematório Campos Gerais neste domingo (13).
Ao lado da sua esposa, com quem foi casado por mais de 60 anos, o professor aposentado contribuiu para a história da UEPG na docência, com seus filhos formados na instituição e com o filho mais velho, Luiz Carlos Lavalle Filho, atuando como servidor. Luiz Guilherme Lavalle agradeceu pela vida do pai nas redes sociais: “Professor dedicado, me ensinou a ser homem, a ser dentista, a ser pai. Muito obrigado por tudo, pai”.
A história da família Lavalle também faz parte da família UEPG. Fabiana Postiglioni Mansani, diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, é sobrinha do casal Lavalle. “Foi uma emoção muito grande acompanhar a trajetória de vida dele e observar que, durante as homenagens prestadas, o seu trabalho na UEPG foi ressaltado”, conta. O sentimento de saudades do tio fica juntamente com o orgulho, segundo ela. “Gostaria de prestar uma homenagem e uma deferência a ele que, com comprometimento e competência, fez parte da história do nosso curso de Odontologia, sendo um dos nossos mais antigos professores do Departamento”.
Denise Wambier, chefe do Departamento de Odontologia, se recorda do professor Lavalle quando ela ainda estava na graduação. “Lembro dele como uma pessoa muito gentil, atenciosa e competente, sempre auxiliando os acadêmicos nas aulas práticas de clínica integrada. Foi um professor que contribuiu muito na formação de muitos profissionais e merece muitas homenagens”, finaliza.
A UEPG se solidariza com familiares, amigos e colegas pelo falecimento do professor Lavalle.
Texto: Jéssica Natal | Foto: acervo pessoal