O autor Mário Sérgio de Melo lança, na próxima segunda-feira (07), três livros pela Editora Estúdio Texto: Tercetos Excluídos (poemas), Perrengas Princesinas II (crônicas) e A Desgraceira de Tião Pernambuco e Maria Tupinambá (romance). O evento acontece às 19h30, pela plataforma Google Meet. Durante o encontro, haverá uma conversa com o público e uma apresentação das obras.
O escritor é geólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalhou como docente de Geologia, Solos e Meio Ambiente na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de 1996 a 2019. O professor também é membro da Academia de Letras dos Campos Gerais desde março de 2019 e já publicou oito livros de poemas, três de crônicas, duas antologias poéticas e lança pela primeira vez um romance: “A Desgraceira de Tião Pernambuco e Maria Tupinambá”.
Sobre o livros
Tercetos Excluídos (200 páginas) inclui poemas com três versos, alguns deles legítimos haicais, outros com alguns dos atributos dos prestigiosos poemas japoneses. É prefaciado pelo professor aposentado do curso de Letras da UEPG Róbison Benedito Chagas, especialista em haicais.
Perrengas Princesinas II (232 páginas) dá continuidade ao primeiro volume, publicado em 2015. Inclui crônicas questionadoras dos tempos atuais, às vezes na forma de diálogos fantasiosos, fábulas ou quase contos, em parte já divulgadas no blog http://perrengasprincesinas.blogspot.com/ e em jornais da cidade de Ponta Grossa.
A Desgraceira de Tião Pernambuco e Maria Tupinambá (248 páginas) é um romance ficcional que descreve a saga de uma família nordestina retirante para a Amazônia, que depois, forçada pelas vicissitudes, vai morar na periferia de São Paulo. Aborda temas sociais e ambientais. É prefaciado pelo jornalista, geógrafo e escritor Mouzar Benedito.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: divulgação