O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre inscrições de participantes para a 14ª Primavera dos Museus. Com o tema ‘Mundo Digital: Museus em Transformação’, o evento ocorre de forma online entre 21 a 24 de setembro. A programação inclui debates, painéis e palestras sobre acervos, digitalização, parcerias, estratégias de pesquisa e divulgação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulário online ou na página do museu. O evento é aberto a estudantes universitários, docentes, pesquisadores, profissionais de museus e espaços de memória, e demais pessoas interessadas no tema. Mediante participação efetiva, há certificação de horas. As inscrições seguem até 20 de setembro.
A 14ª Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Sistema Brasileiro de Museus e do Ministério do Turismo. O evento de catálogo da área se traduz em uma temporada de atividades culturais no país. Na UEPG, o evento do MCG ocorre com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).
Programação
A abertura do evento, no dia 21, às 19h, marca a posse da primeira diretoria da Associação dos Museus dos Campos Gerais, composta por Niltonci Batista Chaves (MCG), Waldir Joanassi Filho (diretor de Cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e Samara Lima (Centro Cultural Castrolanda). Museus e espaços de memória da região se organizam desde abril para formar a associação e fortalecer o setor. A conferência apresentará a associação, suas possíveis linhas de atuação e o seu estatuto.
No dia 22, às 14h, o evento reserva espaço para apresentação de duas experiências sobre acervos históricos de interesse do MCG. A historiadora Zuleide Matulle (Unespar) destaca o acervo do jornal O Comércio, de União da Vitória, e a pesquisadora Ruhama Sabião (Programa de Pós-Graduação em História/UEPG) discute olhares e subjetividades da fotografia com base no acervo do Foto Tanko, de Santo Antonio da Platina. Ambos os acervos podem integrar o arquivo do Museu, de forma digitalizada e física, respectivamente.
Dia 23, às 14h, o MCG realiza a conferência online “Museus paranaenses em transformação”, ministrada por Renê Wagner Ramos. Com larga experiência na gestão de museus, Ramos é doutor em História e atua junto à Superintendência de Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti/PR). Ramos integrou a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec/PR), participou do processo de reabertura do MCG em 2019 e da filiação da UEPG ao Sistema Estadual de Museus.
O painel de encerramento ocorre no dia 24, às 14h. As professoras Carmencita de Holleben Mello Ditzel e Rosangela Zulian (Dehis/UEPG) apresentam o contexto de origem da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), em Ponta Grossa, há 70 anos. A fala marca o lançamento do projeto “História, Trajetórias, Memórias”, esforço do MCG em parceria com diversos pesquisadores voltado à pesquisa e divulgação de fatos, personagens e iniciativas que marcaram a produção intelectual, científica, social e política do município e dos Campos Gerais.
A duração dos eventos varia entre duas e três horas.
Texto: Museu Campos Gerais, adaptado por William Clarindo