O Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG) propõe um passeio a uma fase recente do jornalismo em Ponta Grossa. Através de uma exposição digital que traz informações sobre o período de retorno do centenário jornal Diário dos Campos, em 1999, a exposição reúne imagens sobre o processo de reforma da Estação Saudade, com visões jornalísticas de uma cidade em transformação.
Para o Diretor, a exposição também desempenha um papel de valorização do trabalho jornalístico feito na cidade. “O jornalismo em Ponta Grossa sempre foi muito atento ao patrimônio e participou de certa forma, em diferentes momentos, do debate sobre preservação e memória. Trata-se de um marco da profissionalização do jornalismo local, expresso, por exemplo, na aposta em profissionais formados e no trabalho de fotógrafos junto à equipe de repórteres e editores”, completa.
As imagens e as informações apresentadas resultam dos resultados parciais da investigação de iniciação científica júnior (Pibic Jr/CNPq) de Maria Isabely Souza, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa. A pesquisadora fez o levantamento, de forma remota, no acervo de fotos impressas em papel fotográfico do jornal Diário dos Campos, pertencente aos Arquivos Históricos Hugo Reis, no Museu Campos Gerais. O conjunto reúne em torno de 24 mil fotografias pré-catalogadas em temas que marcaram a cobertura fotojornalística do periódico entre 1999 e 2005.
Em termos temáticos, o objetivo da mostra digital é disponibilizar um material instrutivo que estimule a percepção de contrastes e continuidades na paisagem urbana da cidade. A exposição no site do MCG traz fotos feitas entre 1999 e 2004 sobre o processo de reforma da Estação Saudade, por meio da produção fotográfica do jornal Diário dos Campos, que retomou as atividades na época após um hiato de dez anos na circulação do impresso.
Para visitar a exposição do Museu Campos Gerais clique aqui.
Texto: Julio César Prado Foto: Acervo MCG