Na segunda-feira (13), a Universidade Estadual de Ponta Grossa sediou, por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), solenidade de entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Robótica de 2022 (OBR).
A OBR tem duas modalidades: competições práticas envolvendo robôs e provas teóricas que são aplicadas em todo Brasil. Na modalidade prática, duas equipes de alunos do Clube da Robótica garantiram premiação: a equipe “Parafuso de Flango” levou o Prêmio Maker; e a equipe “7Balls” conquistou o Prêmio Design. O aluno Joaquim Felipe Duarte participou no nível 3 da Olimpíada, garantindo medalha de bronze pelo terceiro lugar no ranking nacional. Já Rafael Aoki Fugimoto, aluno nível 3 da OBR, conquistou o segundo lugar no nacional. Doze estudantes do Clube competiram do evento, sendo que dois conquistaram lugares no pódio.
Durante a celebração da entrega das medalhas, o reitor Miguel Sanches Neto enfatizou que projetos inovadores como os desenvolvidos na Agipi necessitam de pessoas engajadas e com mentes abertas. Ele ainda reforçou que “a infraestrutura é fundamental, mas o que realmente faz a diferença é a capacidade, o projeto, cérebro e pessoas comprometidas com a mudança”. A Prefeita Elizabeth Schmidt também rememorou sua experiência em educação e aos processos pedagógicos, enfatizando: “queremos robótica nas nossas escolas municipais! Queremos que a gente tenha a possibilidade de oportunizar isso para as nossas crianças”.
As medalhas foram entregues pelos professores e pais dos alunos, em momento de festa e orgulho. Alaine Margarete Guimarães é mãe de Murilo, um dos jovens participantes, e também professora no curso de Engenharia de Computação. Ela comenta que “foi uma grande emoção, um momento de muita alegria, ver ele recebendo uma medalha na instituição e ainda de uma olimpíada associada à área de Computação. É realmente uma satisfação imensa, ainda mais ao ver a alegria e emoção do meu filho recebendo a medalha”. Ela ainda completa que ficou muito feliz por sentir que o filho está no caminho certo. Incentivei meu filho a fazer o curso de robótica por entender a importância que a mesma tem para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio e da capacidade de inovação.”
Também receberam certificados de participação os seguintes alunos: Bruno Alessandro Saueressig, Marcos Zanardini Benini, Milla Magalhães de Mariz e Miranda, Victor Leandro Pinto Vieira, Vitor Inácio Borges, Yasmin Ramos da Fonseca Rosas, e Caio Malucelli Straiotto.
Texto e fotos: Amanda Santos