O Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferece no primeiro semestre a disciplina especial “Comunicação e Territorialidades”. A disciplina será ministrada de forma integrada por seis programas de pós-graduação de jornalismo e/ou comunicação de todo o país. Cada programa oferta 7 vagas e as inscrições seguem abertas até 12 de março.
Além do Mestrado em Jornalismo da UEPG, a disciplina também está vinculada a programas de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Sorocaba (Uniso) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O período de matrícula encerra dia 12 de março e podem se inscrever estudantes matriculados no Mestrado em Jornalismo e também estudantes não regulares. As aulas são remotas e começam em 16 de março, somando 16 encontros e 4 créditos. Serão 12 encontros as terças-feiras, das 14h30 às 17h30 (horário de Brasília), e 4 aos sábados, das 10h às 12h (horário de Brasília).
A ementa da disciplina inclui discussões sobre o pensamento decolonial na percepção do ecossistema e das práticas comunicacionais dos territórios periféricos; as reconfigurações territoriais tensionadas pela comunicação digital e pelas desigualdades de gênero; a intersecção entre jornalismo, políticas públicas e territórios na noticiabilidade local e regional; e epistemologia das territorialidades no campo da comunicação.
Pelo PPG Jor UEPG, a disciplina especial optativa será ofertada como Seminário Temático da Linha de Pesquisa “Processos de Produção Jornalística”. A disciplina será ministrada pela professora Paula Melani Rocha, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, e pelo professor Rafael Schoenherr, doutor em Geografia pela UEPG.
O edital está publicado no site do Mestrado em Jornalismo. Candidatos devem enviar cópia de RG, CPF, certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação nas área afins, a ficha de inscrição e uma carta (de um ou dois parágrafos), justificando o interesse na referida disciplina. A documentação deve ser entregue exclusivamente via protocolo eletrônico SEI.
Texto: Divulgação | Foto: William Clarindo