O Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPZ-UEPG) está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos regulares. O Mestrado tem área de concentração em Produção Animal e oferta 10 vagas, sendo uma destinada para pessoa com deficiência.
Até 24 de fevereiro, interessados podem enviar os documentos exigidos no Edital para o e-mail sec_ppz@uepg.br. É preciso ter título de graduação ou ser concluinte do curso de graduação em Zootecnia ou áreas afins e a taxa de inscrição é de R$130.
Como destaca a professora Adriana de Souza Martins, coordenadora do PPZ, o objetivo do Programa é formar profissionais qualificados para atuar em diferentes áreas da produção pecuária, com ênfase em nutrição e alimentação de animais, biotecnologia e melhoramento genético e sistemas integrados de produção agropecuária. “O profissional com o título de mestre em Produção Animal estará capacitado para atuar no mercado nacional ou internacional e também terá conhecimentos sobre as particularidades regionais do agronegócio, ampliando suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, aponta.
São três linhas de pesquisa: “Produção e nutrição de não ruminantes”, “Produção, nutrição de ruminantes e forragicultura” e “Genética, melhoramento e reprodução animal”, com dez professores disponíveis para orientação. A coordenadora enfatiza ainda a possibilidade de intercâmbios com instituições internacionais, além dos convênios com empresas públicas e privadas ligadas ao agronegócio na região dos Campos Gerais.
As próximas etapas do processo seletivo incluem a divulgação das inscrições homologadas, até 28 de fevereiro, a realização de uma prova escrita de conhecimentos gerais em Zootecnia e exame de suficiência em língua inglesa (07 de março) análise do Currículo Lattes e prova de arguição (09 de março). O resultado será divulgado até 14 de março.
Mais informações estão disponíveis nos editais, no site do Programa.
Texto: Aline Jasper | Foto: Luciane Navarro