Compartilhe
O grupo de pesquisa Literatura e Utopia, do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL); e o grupo de Distopia e Contemporaneidade, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são responsáveis pelo desenvolvimento dos eventos, cujo objetivo é reunir pesquisadores e interessados em refletir sobre o utopismo e distopismo nas publicações e literaturas atuais.
Apesar da temática voltada para a literatura, os eventos são interdisciplinares. Para Evanir Pavloski, coordenador das atividades, o evento é voltado para as humanidades. “São comunidades humanas, existentes, idealizadas e passíveis de serem alcançadas dentro das possibilidades históricas”, explica.
A programação dos eventos prevê conferências, mesas redondas, simpósios e comunicações coordenadas. Para participar dos simpósios temáticos, é necessário se inscrever até 14 de julho e ser professor ou pesquisador que trabalhe assuntos relacionados ao tema principal. Entre 10 e 30 de julho acontecem as inscrições para propostas de comunicação no simpósios (graduados, pós-graduandos e pós-graduados) e em sessões coordenadas (alunos e alunas da graduação). Para alunos e alunas da graduação com apresentação de trabalho, a taxa de inscrição é de 25 reais. Para professores da rede pública e alunos e alunas da pós-graduação, a inscrição é 50 reais. Para pesquisadores e pós-graduado/as, o valor é de 75 reais. Já para quem estiver como ouvinte a participação é gratuita.
Para acessar o cronograma completo dos eventos e realizar inscrição, basta acessar o link. A participação nas atividades gera certificado de 30 horas.
Texto: Amanda Santos | Foto: Acervo do evento
Compartilhe