A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Prae-UEPG) recebeu, nesta quinta-feira (16), uma Moção de Aplauso, em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ponta Grossa. A homenagem foi projeto do vereador Felipe Passos, que destacou o trabalho realizado pela Pró-Reitoria junto à comunidade acadêmica.
A Prae é um órgão de projetos e ações voltadas ao desenvolvimento do corpo discente, que mantém diálogo constante com os aspectos educacionais, sociais e culturais. As ações buscam aprimorar a política assistencial aos acadêmicos, na elaboração de normas e atividades que integram a convivência da diversidade de grupos em suas necessidades. “Quero destacar o reconhecimento do trabalho coletivo e engajamento que temos na Prae. Pensar a permanência em um contexto de pandemia tem sido um desafio constante”, destaca a pró-reitora Ione Jovino.
Ione ainda recebeu uma Moção de Aplauso pelos trabalhos desempenhados na Universidade e comunidade. A professora é integrante do Departamento de Estudos da Linguagem e do Núcleo de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Sexualidade da UEPG, atuando em ações de pesquisa e extensão. A professora atua como pró-reitora da Prae desde a criação do órgão, em 2019. “E hoje, se algo de nosso trabalho é reconhecido pela comunidade, só nos dá força para continuar e melhorar ainda mais”.
“A Prae iniciou seus trabalhos apenas há 3 anos e a Moção de Aplauso significa que o trabalho que vem sido desenvolvido por toda equipe está sendo reconhecido pela comunidade interna e externa da Universidade, é admirável fazer parte desta equipe como pedagoga”, ressalta Iomara Favoretto. Para Susana Maria Bartmeyer, residente técnica da Prae, a homenagem representa o reconhecimento social e político do trabalho desenvolvido pela Prae. “A professora Ione, junto a nossa equipe, trabalha muito para atender a demanda dos estudantes da UEPG e proporcionar uma permanência no ensino superior digna e proveitosa”.
Integram a Prae as Diretorias de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD) – que age para prevenir, coibir e combater atos de discriminação, assédio ou opressão envolvendo estudantes e demais membros das comunidades interna e externa. Ainda, Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), que busca aprimorar a política assistencial estudantil, orientando e implementando intercâmbios e promoções educacionais, culturais e sociais.
“Foi uma alegria participar da homenagem, pois é muito importante perceber que a Prae, com a dedicação de toda a nossa equipe, está conseguindo realizar ações que fazem a diferença para nossos acadêmicos e acadêmicas – um trabalho que, a cada dia, está sendo conhecido e reconhecido pela nossa comunidade”, comemora a diretora de assistência estudantil, Gilmara de Cássia Ventura. Para a diretora de ações afirmativas e diversidade, Cristiane Gonçalves de Souza, a Moção de Aplauso é uma das formas de se reconhecer o trabalho de pessoas e instituições no contexto local e municipal. “A ocasião também oportuniza dar visibilidade para a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, pois, como é a mais nova pró-reitoria da UEPG, poucas pessoas da comunidade externa a conhecem. É um momento estratégico, onde podemos socializar informações acerca das frentes de trabalho em que nossa equipe está inserida”, completa.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação