Os detentos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa iniciaram o processo de montagem de protetores faciais, face shields, um projeto realizado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nesta sexta-feira (13), foi entregue o primeiro lote produzido, com 200 equipamentos de proteção individual para o curso de odontologia. Participaram do encontro o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a chefe do departamento de odontologia, Denise Wambier, o professor do departamento de Engenharia de Materiais, Benjamim Carvalho, e o colaborador do Hub de inovação Amauri Nascimento.
De acordo com o chefe de Gabinete da Reitoria da UEPG Rauli Gross Junior, “a Universidade Estadual de Ponta Grossa está desempenhando um papel de protagonismo na produção e distribuição de máscaras modelo face shields durante este período de pandemia, atendendo a demanda de diversos setores da nossa comunidade, principalmente de entidades estaduais e municipais que fazem o atendimento direto à população”.
Nos últimos meses ocorreu um aumento na demanda pelo equipamento, com o objetivo de manter a regularidade na distribuição, a UEPG e o Departamento Penitenciário Estadual desenvolveram mais face shields. “Esta parceria possibilitou agilizar o processo de produção, assim como oportunizou aos apenados participarem ativamente do processo de prevenção à pandemia, demonstrando a importância de unirmos forças para atender a população mais vulnerável neste momento de crise sanitária”, completa Rauli.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: William Clarindo e divulgação