Mostra do Pibid e da Residência Pedagógica expõem materiais de projetos

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Na segunda-feira (25), a Mostra de Materiais Didáticos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP) expôs os resultados dos projetos de ambos os programas nos últimos 18 meses. A Mostra aconteceu durante os três turnos no Campus Central, no hall do Bloco C; e no Campus Uvaranas, no Bloco G e no hall e nos corredores da Central de Salas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A atividade reuniu professores e discentes das licenciaturas de Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia e Química que participam dos programas. O Pibid e a Residência Pedagógica são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A diretora administrativa da Pró-reitoria de Graduação da UEPG, Graciete Tozetto Góes, explica que a Mostra marca a finalização dos programas que tiveram duração de 18 meses. “Os alunos das licenciaturas podem socializar entre si, mostrar o que foi produzido durante esses 18 meses e incentivar outros estudantes a também participar dos programas”, detalha.

Graciete também ressalta a importância dos programas para a formação de professores: sejam os acadêmicos, os professores supervisores nas escolas básicas ou os docentes coordenadores da UEPG. “Dentre os acadêmicos participantes, houve praticamente nenhuma desistência do curso, o que é bem significativo. Três professores supervisores foram aprovados em programas de pós-graduação da UEPG, contribuindo para a formação continuada desses profissionais. Alguns professores colaboradores dos nossos cursos de licenciatura também foram bolsistas dos programas. Isso demonstra o quanto os programas têm feito a diferença na vida das pessoas”, completa.

“É um crescimento individual para a docência”, pensa a professora Silvana Oliveira, do curso de Letras, coordenou o projeto A Literatura Mundo na Educação Básica. “Os acadêmicos podem conviver com as professoras supervisoras dos seus projetos nas escolas e também com os professores das demais disciplinas e conhecem uma dinâmica escolar que seria impossível conhecer dentro da UEPG”, adiciona. A professora Alice Mara Ferreira supervisionou as atividades do projeto no dia a dia do Colégio Estadual José Gomes do Amaral e avalia que a experiência foi muito positiva. “Os alunos foram incentivados a conhecer autores e mostramos para eles as obras do escritor e poeta Ferréz. Em cima disso, os alunos se apropriaram e relacionaram com a realidade e o cotidiano deles”, conta.

Para Rodrigo Paes, acadêmico do 2º ano de Letras que participou do projeto, as atividades oferecem uma perspectiva de como serão as atividades profissionais. “É uma experiência muito gratificante e também é mais tranquila como primeira experiência, com menos pressão do que num estágio obrigatório ou num primeiro emprego”, adiciona.

Texto e fotos no Campus Central: William Clarindo


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