UEPG e MP-PR assinam termo de cooperação técnica para ações sobre meio ambiente

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira (22), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) firmaram um termo de cooperação para desenvolvimento colaborativo de ações, estudos e projetos sobre meio ambiente. A parceria busca fornecer apoio ao Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo da Regional de Ponta Grossa (Gaema-PGO) e demais unidades ministeriais voltadas à proteção ambiental, o que proporcionará às entidades envolvidas o aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Além das ações na área do meio ambiente, a parceria também fará ações sobre bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, além das áreas de habitação e urbanismo. A Universidade fornecerá suporte técnico-científico nos projetos do Gaema, com recursos humanos, materiais e tecnológicos. “Essa iniciativa que celebramos hoje, de buscar parcerias junto à academia, é um plano de transformação e acréscimo ao sistema público”, diz Gilberto Giacoia, Procurador-Geral de Justiça do MP-PR.

Giacoia destaca a importância das instituições públicas para o desenvolvimento humano e sustentável da sociedade. “A Universidade é uma fonte de conhecimento e sem esse conhecimento nada seríamos, é o lugar onde experimentamos o choque de valores, onde nossas certezas são questionadas, onde formulamos novas perguntas e novos desafios. É ali que vemos que somos dependentes uns dos outros para crescermos como humanidade”, ressalta. O Procurador reitera as homenagens e agradecimentos pela parceria, em nome do Ministério Público. “É um ato muito importante. Em um país tão carente socialmente, nós temos que utilizar as estruturas públicas, já que a sociedade é quem financia nossa instituições”.

O promotor do MP-PR, Fabio Carvalho Grade, conta que a parceria entre as instituições começou a tomar forma ainda no ano passado. “Tivemos algumas reuniões com a UEPG e de cara identificamos essa confluência de demandas e interesses institucionais, as quais poderiam ser ajustadas de forma que se complementassem”. O promotor explica que a  equipe técnica do Gaema recebe demandas de trabalhos mais complexos, os quais necessitam de soluções rápidas. “Levantamos dados da sociedade civil e instituições públicas e privadas, para a possibilidade de cooperação. A UEPG foi extremamente colaborativa e alinhamos isso rapidamente. Em nome dos promotores do Gaema, agradeço a UEPG pela atenção que dispensou à nossa necessidade institucional”, comemora.

“Para a UEPG é uma honra muito grande participar desse termo de cooperação técnica”, agradece o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG. “Sabemos da importância das Universidades Públicas Estaduais para o desenvolvimento regional. Nós estamos aqui cumprindo nosso papel, o de apoio às instituições, ao MP e ao Gaema”, salienta. O reitor agradeceu pela confiança do Ministério Público e colocou a Universidade à disposição para o desenvolvimento de atividades. “Que esse termo de cooperação que assinamos seja uma parceria que vai fortalecer muito a região de Ponta Grossa na área de meio ambiente”, finaliza.

Texto e Fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content