A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora tem a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). Antiga Pró-Reitoria de Recursos Humanos, o órgão inaugurou o projeto de atendimento descentralizado aos servidores, a Progesp Itinerante. A primeira atividade aconteceu no Centro Integrar do Campus Uvaranas, nesta quarta-feira (28). A iniciativa pretende ser contínua, para atender demandas dos agentes universitários.
O objetivo da Progesp Itinerante é atender servidores conforme demanda e levar informações aos que não podem ser atendidos presencialmente na sala do prédio da Reitoria. “Precisamos dar um retorno a quem, devido às demandas, não consegue vir até nós para tirar suas dúvidas. Nada mais justo que estejamos próximos das pessoas que ajudam a construir nossa Universidade”, destaca a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Eliane Rauski. Segundo ela, o projeto atende solicitações antigas na UEPG. “É importante estar presente na vida dos servidores para que conheçam seus direitos e oportunidades que a instituição oferece”.
Mudanças
O Conselho Administrativo da UEPG aprovou em assembleia, em 19 de junho, a reestruturação da nova Progesp. Além da nova nomenclatura, a estrutura interna foi alterada – a Diretoria de Cargos e Salários foi renomeada para Diretoria de Cargos e Remuneração; o setor de Provimento e Concurso passará a trabalhar com o contrato e gestão de funcionários terceirizados; e foi instituída a Diretoria de Gestão de Pessoas e Remunerações nos Hospitais Universitários da UEPG. “Todas as mudanças que propomos para nossa pró-reitoria estão de acordo com as principais discussões atuais sobre as relações de trabalho”, enfatiza Eliane Rauski.
Como solicitar atendimento
Para solicitar a presença da equipe da Progesp nos setores, as chefias devem preencher formulário, indicando o público-alvo (agentes universitários ou professores) e o assunto de interesse para o atendimento. O diretor de Cargos e Remunerações da universidade, Joel de Oliveira Correia Junior, explica que o projeto permitirá conhecer as principais dúvidas sobre os cargos universitários. “O objetivo é acolher os servidores em seu ambiente de trabalho, para que eles se sintam à vontade para falar e tirar dúvidas”, complementa.
Na próxima quarta-feira (05), os atendimentos acontecem no Campus Central da UEPG, a partir das 13h30. Também estão programadas atividades na sede da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex); na Fazenda Escola Capão da Onça; e no Bloco M do Campus Uvaranas. Demais atendimentos em outros locais serão agendados futuramente.
Texto e fotos: Gabriel Miguel