Pesquisadoras da Universidade Estadual de Ponta Grossa protagonizam exposição dedicada a mulheres que auxiliaram no desenvolvimento da ciência na cidade. A mostra “Mulheres Cientistas de Ponta Grossa: suas vidas e pesquisas” reúne histórias de vida e trabalho de onze pesquisadoras, que ficarão expostas no Centro de Convivência do Campus Uvaranas, em frente ao Museu de Ciências Naturais. A exposição acontece até 15 de novembro.
A exposição é organizada por Bettina Heerdt, professora do curso de Ciências Biológicas da UEPG, e é fruto de proposta vencedora de edital de circulação do Fundo Municipal de Cultura de Ponta Grossa. Além de apresentar a vida de pesquisadoras da instituição, a exposição retrata os desafios vividos por mulheres no meio científico, com produção de professoras e acadêmicas do curso de Artes Visuais.
A organizadora da mostra explica que a ideia surgiu da necessidade de mostrar para a comunidade o papel de produção de conhecimento que a Universidade promove e as pessoas por trás deste trabalho. “O objetivo é que as pessoas olhem para a Universidade como espaço possível, um espaço feito de pessoas, com pessoas e para pessoas”, complementa.
Texto e fotos: Gabriel Miguel