O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a visita da professora Amália Regina Donegá, coordenadora Estadual do NEDDIJ, na última quarta-feira (13). O encontro faz parte de uma série de visitas da coordenadora às universidades para fortalecer os laços com os parceiros, alinhar procedimentos e discussões metodológicas do trabalho dos NEDDIJs.
No período da tarde, no prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas, houve a reunião dos membros do NEDDIJ junto à coordenadoria estadual. Na oportunidade, puderam avaliar e discutir o trabalho do projeto com a comunidade atendida pelo NEDDIJ. “Foi mais um trabalho em equipe mesmo, o alinhamento sobre os procedimentos, os objetivos do NEDDIJ e ressaltando a importância desse projeto de extensão na formação interdisciplinar dos acadêmicos de Serviço Social e de Direito”, detalha a professora Cleide.
Segundo a coordenadora do NEDDIJ, professora Cleide Lavoratti, momentos como esse proporcionam a discussão e melhoria do trabalho desenvolvido, e por isso são importantes e recorrentes na agenda do NEDDIJ: “A gente tem uma frente de trabalho no fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente em Ponta Grossa, então nós participamos de conselhos, de comissão municipal de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, para construir uma política pública de enfrentamento à violência contra essa população”, explica. “Então, o NEDDIJ tem um papel ativo nessa construção de programas, políticas e ações que atendam às demandas coletivas de crianças e adolescentes pensando sempre na prevenção dos casos de violência e na não judicialização dos casos que podem ser resolvidos no âmbito da proteção e das políticas públicas”, complementa a professora.
O NEDDIJ
O Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) foi criado em 2006 pelo Governo Estadual, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as Instituições Estaduais de Ensino Superior. O objetivo desses núcleos (presentes em cada uma das universidades estaduais do Paraná) é consolidar uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, principalmente aos que estão em situação de vulnerabilidade social, ou de risco. No paraná há 10 projetos de NEDDIJ que envolvem 100 bolsistas.
Quanto ao eixo de fortalecimento do sistema de garantia de direitos, em Ponta Grossa, o trabalho é voltado para casos de guarda, tutela e adoção. Os requerentes vão até o NEDDIJ ou entram em contato pelas redes sociais e fazem a solicitação da regularização da guarda, tutela e adoção. A partir do primeiro acolhimento e atendimento no NEDDIJ, acontece o atendimento pela assistente social, que faz uma entrevista e, se necessário, um estudo social, através de visitas domiciliares e de abordagem.
A partir desse estudo social sai um parecer social que é encaminhado para as advogadas do NEDDIJ. Se as condições da família forem favoráveis ao atendimento integral das necessidades da criança e que essa criança tenha vínculo afetivo com esses familiares, inicia-se processo na Vara da Infância e da Juventude, ou nas Varas de Família, pra regularização da guarda, tutela ou adoção.
Texto: Cristina Gresele | Fotos: NEDDIJ UEPG