Acontece nesta quarta-feira (26), a última oficina promovida pelo Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) em parceria com a Vara de Infância e Juventude de Ponta Grossa, com o Serviço Auxiliar da Infância (SAI) e com a Psicóloga Tamires Cristina Zimmermann (do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa), junto a adolescentes dos serviços de acolhimento do município.
Os encontros ocorreram de forma virtual e contaram com a participação de 13 adolescentes, entre meninos e meninas de instituições municipais, tais como o Instituto João XIII, a Associação de Promoção a Menina (APAM) e o Serviço de Acolhimento Municipal (AMA). “Por meio de atividades lúdicas, apresentou-se aos adolescentes temáticas abordadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a importância de sua participação em sociedade, através do protagonismo juvenil”, explica a professora Cleide Lavoratti. Ao final, todos os participantes obtiveram certificado de participação.
Sobre o NEDDIJ
O NEDDIJ é um projeto criado em 2006 em parceria do Governo Estadual e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), tendo como objetivo consolidar uma rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente que se encontrem em situação de risco, têm seus direitos violados ou ameaçados, assim como, àqueles a quem se atribua a prática de atos infracionais.
O Núcleo de Ponta Grossa atua através da realização de atendimentos sociojurídicos, elaboração de projetos de intervenção junto às instituições municipais e execução de parcerias.
Texto e foto: divulgação (professora Cleide Lavoratti) Adaptado por: Vanessa Hrenechen