Neddij-UEPG participa da Semana da Criança do Poder Judiciário em Ponta Grossa

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Neddij-UEPG) contribuiu, na última quinta-feira (10), com a Semana da Criança promovida pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa.

Para o coordenador do Neddij, professor Alexandre de Almeida Rocha, essa parceria com o Tribunal de Justiça representa uma consolidação da rede de proteção da criança e do adolescente e configura mais uma possibilidade de atender a este público de maneira integral. “Isso é algo que permite a gente planejar e contribuir de alguma maneira para minimizar a situação de acolhimento dos adolescentes que participam do projeto. Então eu vejo isso muito positivamente, assim como outras ações que já desenvolvemos junto com o poder judiciário e sempre com bons frutos”, completa.

O projeto do Neddij contemplado na Semana da Criança do Judiciário foi o “Semeando o Futuro”. De acordo com a assistente social do núcleo, Márcia Regina Machado Schmidt, o público alvo são adolescentes acolhidos de duas Instituições de Acolhimento de Ponta Grossa, a AMA e a Apam. “O projeto surgiu da necessidade de desacolhimento dos adolescentes quando eles completam 18 anos. Pretendemos preparar esse público com temas que eles vão vivenciar na escola e em outros espaços que convivem e nesta Semana tratamos sobre o bullying”, explica.

A assistente social do Tribunal de Justiça de Ponta Grossa, Priscila Primo, acompanhou a atividade. Ela disse que várias outras ações fizeram parte da Semana da Criança do Judiciário, que começou na última segunda-feira (07). Entre elas, ela destaca a assinatura de um convênio, durante a abertura, com a presença de diversas autoridades; um projeto com gestantes que desejam entregar o filho para adoção; curso em parceria com o Senai. “Ao longo das próximas semanas ainda existem outras atividades que serão realizadas”, finaliza.

Texto e fotos: Tierri Angeluci