A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento de Ludoviko Carnasciali dos Santos, que foi vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na gestão 2014-2018. Ele tinha 66 anos, faleceu neste sábado (04) e foi sepultado no domingo (05), em Londrina.
“O Ludo era uma figura humana ímpar. Lutador pelas nossas universidades”, enfatizou o reitor da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho. Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979) e doutor em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Ludoviko lecionava desde 1981 no Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL.
Ao longo dos anos, ocupou os cargos de vice-reitor, pró-reitor de graduação e diretor de Centro. “Como vice-reitor, lutou pelo fortalecimento da instituição, se mostrando sensível às causas do população paranaense. Contribuiu para elevar o nome da Universidade Estadual de Londrina e para fortalecer o ensino superior público de qualidade”, destaca a nota oficial da instituição.
Celia Ribeiro da Silva foi orientanda do professor Ludoviko e lamentou a perda do “grande linguista indígena”, como qualificou o professor, pesquisador e amigo. “Grande pessoa, das mais humanas que já conheci na vida. Pureza de criança”, enalteceu.
A UEPG se solidariza com amigos e familiares.